TCE - Pará participa do “Fórum Futuro da Governança Fiscal”

A Presidente Conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes e o Conselheiro Cipriano Sabino, participam do Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE). O evento acontece na sede do Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, e tem como tema o “Fórum Futuro da Governança Fiscal.

Realizado de 22 a 24 de fevereiro, o espaço é uma oportunidade para debater as questões fiscais contemporâneas em âmbito mundial e, especialmente, no cenário brasileiro que, para a perspectiva da organização do evento, exige uma atenção especial para o federalismo fiscal e seus novos desafios trazidos pelas transformações digitais no período pós-covid.

Um novo arcabouço institucional para as finanças públicas já vinha sendo discutido na Europa e no resto do mundo, e se tornou exigência legislativa no Brasil, cujos cenários se tornam eixos norteadores dos debates.

A programação da agenda temática está distribuída em painéis que abordam assuntos como o federalismo e coordenação entre governos na era digital; transformação digital; experiências internacionais de cooperação e coordenação fiscal; perspectivas para o Brasil do federalismo, governança digital e políticas fiscais.

Ao todo, são mais de 40 especialistas, entre palestrantes, expositores e debatedores, brasileiros, portugueses e estrangeiros. Na equipe de organização estão também a ex-diretora do FMI, Teresa Ter-Minassian; o diretor da Seção de Policy Studies do Departamento de Economia da OCDE, Luiz de Mello, além do professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP) e o vice-presidente do FIBE, José Roberto Afonso.

Em sua participação, o ministro-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, ressaltou a importância da construção do novo arcabouço fiscal. “É um ótimo momento para revisitarmos os problemas não só do Brasil, mas que o mundo tem vivido”, disse.

Moderador do painel Perspectivas Para o Brasil: Federalismo, o economista e vice-presidente do FIBE, José Roberto Afonso, destacou o momento de profissionalização crescente na administração brasileira. “O Brasil está amadurecendo muito para avançar neste debate, e a experiência internacional serve de lição sobre o que estamos ouvindo e podemos adaptar, mas também nos ajuda a ver o que já fazemos e a valorizar o que há de bom no Brasil”, afirmou.

FIBE - Tem por propósito constituir um espaço de debate público para promover, gerar e disseminar conhecimento que contribua para a integração entre Brasil e a Europa, bem como com os demais países lusófonos.

Com informações do FIBE

 

WhatsApp Image 2023 02 23 at 14.03.25

 

WhatsApp Image 2023 02 23 at 13.50.59

 

WhatsApp Image 2023 02 23 at 13.50.39

 

WhatsApp Image 2023 02 23 at 14.02.19