A Academia Paraense de Letras (APL) realizou na quarta-feira, 3, a cerimônia de recondução do professor, escritor e jurista Ivanildo Ferreira Alves à presidência da instituição para o biênio de 2023-2025.
A solenidade ocorreu no Salão Nobre Barão do Guajará, sede da instituição, e reuniu autoridades, incluindo a Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entre outros.
Eleita no último dia 13 de abril, a chapa liderada por Ivanildo também tomou posse para o exercício nos próximos dois anos, tendo na composição o vice-presidente Luiz Ernane Ferreira Ribeiro Malato; a primeira secretária Maria de Nazaré de Mello e Silva Uchôa; o segundo secretário Júlio Victor dos Santos Moura e o tesoureiro Ronaldo de Souza Menezes.
A solenidade ainda destacou a celebração de 123 anos de fundação da Academia Paraense de Letras, fundada pelo escritor, diplomata e jornalista paraense João Marques de Carvalho em 3 de maio de 1900, sendo uma das mais antigas do Brasil.
A data do início das atividades da APL coincide com a do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.