Oficina de Auditoria prepara auditores de controle externo para fiscalizações

Servidores da área de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participaram da Oficina de Auditoria realizada no período de 16 a 18 de maio no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.

O ministrante foi auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Nelson Nei Granato Neto.

Com 12 horas de duração, a oficina teve como foco a apresentação e o debate sobre os conceitos gerais do controle externo, o planejamento, a execução e a elaboração de relatório dos trabalhos.

Entre os aspectos destacados durante a capacitação estiveram as normas de auditoria como método de trabalho dos Tribunais de Contas; auditoria financeira, de conformidade, operacional e avaliação de políticas públicas; termo de auditoria e estabelecimento dos objetivos; avaliação de risco e de risco de fraude; além de especificidades de cada tipo de auditoria.

A oficina abordou ainda pontos importantes como evidência e prova; procedimentos de coleta de evidências; particularidades da execução de auditorias operacionais e de conformidade; características gerais e adicionais de relatórios de auditoria e o papel das recomendações.

Os inscritos puderam assistir às aulas expositivas com a proposição de debates sobre a realização de auditorias.

 

oficinasecexF19.05.2023

oficinasecexC19.05.2023

oficinasecexD19.05.2023

oficinasecexE19.05.2023

oficinasecexB19.05.2023

oficinasecexA19.05.2023