TCE-PA prestigia cerimônia de 30 anos de fundação da Uepa

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) completou 30 anos de fundação com cerimônia especial realizada na quinta-feira, 18, no Theatro da Paz. A instituição de ensino está entre as maiores em atividade na Região Norte, sendo referência na educação superior paraense.

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, esteve entre as autoridades que prestigiaram a solenidade, marcada por homenagens e performances musicais em celebração ao Jubileu de Pérola.

A programação comemorativa teve início com a participação do Madrigal da Uepa, seguida pela apresentação dos indígenas da etnia Assurini que interpretaram o Hino Nacional. Durante a cerimônia, ocorreu a outorga dos títulos de Doutora Honoris Causa à professora Zélia Amador de Deus, e de Professora Emérita à docente da Uepa, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, ambos concedidos pelo Conselho Superior Universitário (Consun).

História - Criada em 18 de maio de 1993, a Uepa surgiu por meio da Lei Estadual nº 5.747, a partir da fusão das faculdades estaduais de Enfermagem, Medicina, Educação Física e Educação. Atualmente mantém cinco campi em Belém e nos municípios de Paragominas, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, São Miguel do Guamá, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Barcarena, Vigia, Cametá, Salvaterra, Castanhal, Bragança, Parauapebas e Ananindeua, estando esses dois últimos em fase final da construção, com previsão de entrega ainda em 2023. A Uepa possui um total de 1.295 docentes e conta com um corpo discente de 13.573 alunos.

 

uepaniver30A19.05.2023

uepaniver30B19.05.2023