Tribunal de Contas e Hemopa incentivam a doação de sangue e de medula óssea com campanha solidária

Doar sangue é doar vida a quem precisa. O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) apoia a causa da doação de sangue e de medula óssea e uniu forças, mais uma vez, com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) com campanha para estimular doadores a praticarem esse ato de solidariedade na última sexta-feira, 19, no Largo do Redondo, próximo ao edifício-sede do TCE-PA.

Setenta pessoas procuraram a Unidade Móvel do Hemopa para fazer a doação de sangue e o cadastro como doador de medula óssea. Durante o atendimento, os servidores do Hemopa também prestaram orientações àqueles que recentemente receberam vacina contra a Covid-19. Ao final da campanha, foram coletadas 43 bolsas de sangue.

A secretária da Coordenadoria de Documentação e Impressão do TCE-PA, Suane Tavares da Silva Cunha, doa sangue desde os 20 anos. Para ela, doar sangue é um ato de amor e ela sempre convida outros colegas para participar. Suane recomenda a todos que se coloquem no lugar do próximo e assim ajudem quem muito precisa de apoio. ”Hoje podemos não precisar, mas amanhã quem sabe se não precisaremos? Não custa nada doar sangue”, disse Suane.

A enfermeira Lucélia Xavier Pimenta há muito tempo pretendia fazer a doação de sangue, intenção que pôde concretizar pela primeira vez durante a campanha do TCE-PA e do Hemopa. “Doar sangue é uma prática de amor, de cuidado com o próximo e até com a gente mesmo, pois esse sangue que se está doando vai ajudar muitas pessoas e pode voltar pra gente um dia. Acredito que campanhas como essa, mais acessíveis, estimulam as pessoas a participarem”, comentou.

O Hemopa agradeceu ao TCE-PA pela parceria. De acordo com a assistente social Vanessa Pimentel, as campanhas entre as instituições governamentais fortalecem a manutenção do estoque de sangue e a cultura da doação, fazendo com que os servidores e a população entendam a importância da doação de sangue na rede pública para atender pacientes que precisam de transfusão. “É uma parceria que a gente tem consolidado ao longo dos anos e para o Hemopa é a maior satisfação poder vir todo ano aqui. Temos bastante adesão, tanto dos servidores quanto da população do entorno”, confidenciou.

A Unidade de Representação de Marabá também apoiou a iniciativa do Tribunal com a presença de servidores na sede do Hemopa no município.

Segundo a coordenadora de Saúde e Qualidade de Vida do TCE-PA, Samara Rodrigues, a campanha de doação de sangue e de medula óssea é uma ação solidária que visa envolver os servidores com o hábito da empatia. “É um gesto solidário e assim podemos contribuir com pessoas que estão precisando de sangue. Nossa proposta é também aumentar a conscientização a respeito da necessidade da doação”, explicou Samara.

Quem não participou da campanha pode procurar quaisquer unidades do Hemopa para doar sangue e fazer seu cadastro como doador de medula óssea. Clique aqui para acessar a lista dos locais de atendimento da Fundação. 

 

 doacaohemopaG22.05.2023

doacaohemopaF22.05.2023

doacaohemopaE22.05.2023

doacaohemopaD22.05.2023

doacaohemopaB22.05.2023

doacaohemopaA22.05.2023