TCE troca experiências sobre controle público e luta contra a corrupção em Congresso Internacional

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) participa do IV Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção, evento realizado no período de 29 de maio a 1º de junho na cidade de Salamanca, na Espanha.

A quarta edição do Congresso Internacional aborda algumas das principais ferramentas jurídicas, econômicas e sociológicas em vigor na Espanha, Portugal e Brasil, bem como analisa a experiência desses países no combate à corrupção que exige uma ampla atuação institucional em várias vertentes.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, e o Conselheiro Cipriano Sabino estão entre os participantes do evento.

A programação do Congresso Internacional foi aberta pelo Reitor da Universidade de Salamanca, Dr. Ricardo Ortega, juntamente com o Conselheiro José F. F. Tavares, Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, e o Presidente do IRB e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Dr. Edilberto Pontes Lima.

O debate de temas atuais e universais ocorrerá em quatro módulos, dentre eles assuntos sobre a responsabilidade fiscal frente à responsabilidade social e o papel dos tribunais de contas; saúde pública, submetida a uma análise das diferentes possibilidades de gasto público dentro dos parâmetros da prevenção da corrupção; será analisado ainda o papel dos tribunais de contas com a comunicação, divulgação e transparência; e o último módulo centrará a sua atenção na justiça e nas instituições de controle.

Durante as quatro jornadas acadêmicas participarão 19 palestrantes, entre professores, auditores e letrados de diferentes organizações responsáveis pelo estudo e investigação do complexo fenômeno interdisciplinar que representa a corrupção.

 

salamancaE30.05.2023

salamancaC30.05.2023

salamancaD30.05.2023

salamancaB30.05.2023

salamancaA30.05.2023