Inscrições abertas para o curso “Fraudes e Proteção em Ambiente Cibernético - Mitigação de Riscos”

Na próxima segunda-feira, 26, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) ofertará o curso “Fraudes e Proteção em Ambiente Cibernético - Mitigação de Riscos”, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. 

O curso terá como facilitador o professor Alessandro Gonçalves Barreto. A capacitação será ministrada em formato de oficina e tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos servidores quanto à defesa e prevenção contra crimes cibernéticos.

Serão abordados temas como riscos da internet; engenharia social; senhas; redes sociais; telefones; informações pessoais expostas e dinheiro desprotegido. Também fazem parte do curso assuntos como os principais golpes; WhatsApp; BEC; Instagram; fraudes financeiras; smartphones subtraídos; blindagem cibernética; e-mail e VOIP.

A ideia é despertar o compromisso de todos com o aperfeiçoamento da segurança na internet, mitigar riscos e divulgar procedimentos úteis para assegurar a proteção e a privacidade online.

Por orientação do facilitador é necessário que os participantes estejam com seus notebooks, tablets, iPads ou celulares durante o curso.

As inscrições podem ser feitas no Siga da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav). Clique aqui para fazer a sua inscrição.

O facilitador - O professor Alessandro Gonçalves Barreto possui graduação pela Universidade Regional do Cariri (1998) e pós-graduação em Direito pela Universidade Federal do Piauí.  Foi diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí de 2005 até 2016. Integrou o grupo de trabalho que revisou a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública. Foi também professor de Cursos de Inteligência Cibernética pela Senasp e Seopi, professor na Academia de Polícia Civil das Disciplinas Inteligência de Segurança Pública e Investigação Policial e professor convidado da Unaula (Universidade Autônoma Latino Americana de Medellín - Colômbia) e das Escolas de Magistratura do Mato Grosso, Paraíba e Bahia. Alesandro ainda exerceu a função de colaborador eventual da SESGE-MJ e de coordenador do Núcleo de Fontes Abertas da Secretaria Extraordinária para Segurança de Grandes Eventos do Ministério da Justiça durante a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016. Atuou como coordenador geral de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência e posteriormente como colaborador eventual da Secretaria Nacional de Segurança Pública. É atualmente servidor mobilizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.