O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) recebeu a visita no início da tarde de quinta-feira, 31, de quatro Conselheiros de Tribunais de Contas que participam da Conferência Internacional Amazônica e Novas Economias. O evento começou na quarta-feira, 30, e prossegue até sexta-feira, 1º de setembro, no Centro de Convenções e Feira da Amazônia (Hangar), em Belém (PA).
Os Conselheiros Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e membro do TCE Ceará; Antonio Malheiro, do TCE Acre; Reginaldo Parnow Ennes, ouvidor do TCE Amapá; e Célio Wanderley, do TCE Roraima, foram recebidos pela Conselheira Presidente da Corte de Contas paraense, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, no Gabinete da Presidência.
Também prestigiaram a presença dos visitantes no TCE-PA o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha e a Conselheira Lourdes Lima.
Os anfitriões presentearam os Conselheiros com bustos de Serzedello Corrêa, patrono do TCE-PA e agente político responsável pela instalação do Tribunal de Contas da União (TCU) em 1893, durante a República Velha no Brasil.
A Conselheira Rosa Egídia apresentou aos Conselheiros Edilberto Pontes, Antonio Malheiro e Reginaldo Parnow Ennes o Centro de Memória Serzedello Corrêa, espaço dedicado especialmente para a preservação da história do TCE-PA e do controle externo, com todo o seu acervo de medalhas e demais relíquias. O Centro de de Memória Serzedello Corrêa funciona desde 2008 e está sob a coordenação do Cerimonial do Tribunal.
Eles conheceram ainda a Biblioteca Ministro Benedicto Frade e parte de seu patrimônio bibliográfico.
O presidente do IRB encantou-se com o Centro de Memória e a Biblioteca. “O TCE-PA é um Tribunal muito destacado e em várias áreas exerce a liderança no Brasil. É a primeira vez que eu visito as instalações. O Centro de Memória e a Biblioteca Benedicto Frade são muito peculiares. A gente não encontra espaços como esses em nenhum outro lugar do Brasil. Serzedello Corrêa é um personagem central para os Tribunais de Contas. Deveria ser obrigatória para membros e servidores das Cortes de Contas a visita ao TCE-PA. Saio daqui feliz, pois são muito melhores do que eu esperava”, confidenciou o Conselheiro Edilberto Pontes.
Ao final da visita, foram presenteados com exemplares do livro Serzedello Corrêa - Fascinador do Rei e do catálogo comemorativo dos 10 anos da Exposição Canoas de Promesseiros.
Tribunais - Na sexta-feira, 1º de setembro, os Conselheiros visitantes participam do painel “Desenvolvimento da Amazônia: Visão dos Tribunais de Contas na Governança Ambiental”, na Conferência Internacional Amazônica e Novas Economias, juntamente com a Conselheira Presidente Rosa Egídia e o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro.
O painel terá como palestrante o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, que debaterá o papel dos TCs na governança ambiental, no contexto da utilização eficiente e sustentável dos recursos naturais da Amazônia.