Feira Agroecológica e de Artesanato comercializa produção de famílias da Região Metropolitana de Belém

Quinze expositores da Região Metropolitana de Belém puderam comercializar itens da produção familiar rural paraense nesta segunda-feira (25), durante a Feira Agroecológica e de Artesanato, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), com o intuito de apoiar agricultores familiares e artesãos locais.

Participando pela primeira vez da exposição, a artesã Joseane Borges, de Belém, elogiou o evento. “Aqui é muito bem organizado e o ambiente é muito agradável”, disse a expositora, que comercializou imagens de anjos, de Nossa Senhora das Lágrimas, e claro, Nossa Senhora de Nazaré, além de fitas do Círio de Nazaré customizadas, utilizando pérolas, strass, gesso e MDF.

Além da Região Metropolitana - Belém, Ananindeua, Marituba e Santa Izabel do Pará – o público interno da Corte de Contas pôde conferir produtos do município de Mãe do Rio, nordeste paraense. A equipe da propriedade rural Rosana Feira comercializou frango e ovo caipiras, queijo coalho, coalhada, goiabada cascão, mel, pimenta, farinha, tucupi, açaí, manteiga de garrafa e pão de queijo.

A artesã Maria Dias, atendida pelo escritório local da Emater em Marituba, trouxe para a Feira Agroecológica colares, brincos, anéis e pulseiras produzidas a partir de sementes de jupati, paxiúba, jarina, do caroço de açaí e de miriti, e das cascas de ouriço da castanha-do-pará e da pupunheira.

Um dos acessórios confeccionados pela expositora de Marituba foi adquirido pela servidora Betânia Macedo. “Sempre visito a feirinha e comprei uma biojoia. A iniciativa é muito importante tanto para os produtores quanto para os funcionários que podem comprar produtos de boa qualidade”, destacou a servidora.

“A Feira ocorre mensalmente e os servidores já associam a realização no calendário do Tribunal. Então, os produtores da agricultura familiar encontram aqui um público significativo e os servidores têm acesso a um produto saudável e de qualidade”, explicou a titular da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de vida (CSQ), Samara Rodrigues, enfatizando ainda que a cada mês, outros expositores são mobilizados para que o maior número possível de famílias participem da ação.

A Feira Agroecológica e de Artesanato do TCE-PA é uma iniciativa da CSQ, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), e está de acordo com as diretrizes do Plano de Logística Sustentável da Corte de Contas, o qual visa à promoção de um ambiente de trabalho adequado ao quadro funcional do Tribunal de Contas com o incentivo à prática de hábitos sustentáveis.

  feiraB25.09.2023

feiraD25.09.2023

feiraE25.09.2023

feiraA25.09.2023

feiraG25.09.2023

feiraO25.09.2023

feiraN25.09.2023

feiraH25.09.2023

feiraI25.09.2023

feiraL25.09.2023

feiraM25.09.2023