TCE-PA participa da “Manhã dos Eleitos” com crianças e a adolescentes autistas

Amor, inclusão e responsabilidade social definem a participação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em promover o acolhimento de crianças e adolescentes de 6 a 12 anos com transtorno do espectro autista (TEA) durante as atividades da “Manhã dos Eleitos”, realizada na Casa de Plácido pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), em Belém, no último dia 23. A ação é uma preparação para a edição do Círio 2023.

A programação contou com diversas atividades lúdicas e educativas, divididas em estações para melhor organização da metodologia, incluindo o estímulo sensorial, coordenação motora e cognitiva e demais habilidades. Na acolhida, as crianças receberam broches com o símbolo do autismo, cordão de identificação e brindes.

O Tribunal de Contas fez a doação de 60 brinquedos em formatos de barquinhos, confeccionados com miriti, adquiridos da Associação dos Artesãos Produtores de Artesanatos de Miriti – Aapam. Também disponibilizou materiais para artesanato, como tintas, pincéis, aventais e papéis, e teve a participação de servidores da Corte de Contas como voluntários. 

Em homenagem ao Círio de Nazaré e aos romeiros da maior manifestação católica do Pará e da Amazônia, o TCE-PA lançará no dia 2 de outubro, às 17 horas, a 13ª Exposição Canoas de Promesseiros 2023 - A inclusão embarca aqui, nos espelhos d’água do edifício-sede, no bairro de Nazaré, em Belém. O tema deste ano busca ressaltar a participação de pessoas com o espectro autista na programação alusiva à festa religiosa.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, evidenciou a importância da união das duas instituições em prol da inclusão.

“A experiência de poder conciliar dois eventos já tradicionais na festividade - a “Manhã dos Eleitos”, da Diretoria do Círio, e o “Canoas dos Promesseiros”, do TCE-PA, não poderia ter sido mais feliz. Especialmente em razão da valorização da inclusão social, com o olhar voltado para as crianças portadoras do TEA”, ressaltou.

“Foi extremamente gratificante poder proporcionar, de uma maneira lúdica, a aproximação entre elas e vê-las desenvolver sua criatividade em torno do tema Círio, que possibilitou uma mesclagem perfeita entre os enfoques cultural e social da ação”, concluiu.

Para Karen Lima Reis, coordenadora da "Manhã dos Eleitos", a participação do TCE-PA é importante para proporcionar a inclusão e maior visibilidade.

“Ter a participação do TCE é muito gratificante. Saber que os servidores do tribunal se envolveram e se dedicaram em fazer parte dessa ação mostra o envolvimento da instituição com a inclusão. E essas crianças e adolescentes serão efetivamente os artistas de parte da Exposição Canoas de Promesseiros. Nosso sentimento é só gratidão”, afirmou.

Com olhar atento e muita criatividade, as crianças pintaram os brinquedos, que ganharam um colorido especial e temático, alguns retrataram a bandeira do Pará, enquanto outros deram destaques aos rios, florestas e flores.

Kaíque Leal de Araújo Bezerra, de 10 anos, estava encantado com a atividade e com o visual do barquinho, após a pintura.

“Essa é a primeira vez que pintei um barquinho e gostei muito. Achei muito legal e bonito e dou nota 10 para esse meu barquinho”, disse.

Na opinião da servidora do Tribunal de Contas, Vanessa Galvão dos Santos, auditora de controle externo da área educacional, que tem um filho autista de 4 anos, a ação tem a função de promover a inserção de políticas inclusivas.

“É uma forma de integrar os órgãos públicos, servidores e a sociedade em prol da valorização da diversidade e inclusão da pessoa com deficiência”, ressaltou.

Exposição Canoas de Promesseiros

A exposição envolve 200 barquinhos de miriti e faz referência à Procissão Fluvial, que é uma das romarias que fazem parte da programação do Círio, e destaca o trabalho dos artesãos do município de Abaetetuba, na região tocantina, responsáveis pela confecção das peças que se tornaram um dos símbolos mais evidentes do período nazareno.

A beleza do cenário formado pelos barcos em miniatura, que também conta com uma iluminação especial, encanta todos que transitam pelo entorno do edifício-sede, que está localizado na esquina da avenida Nazaré, por onde passam a trasladação, no sábado, e a grande procissão, que ocorrerá no dia 8 de outubro.

Após o fim da exposição, marcado para o dia 16 de outubro, os barquinhos serão doados a alunos da rede pública estadual de ensino.

História - A programação começou com a “Noite dos Eleitos”, em 1987, no dia 12 de outubro. Naquele dia, percebeu-se uma grande sobra de alimentos depois do Círio, enquanto as pessoas ainda estavam cansadas da maratona da procissão. Por uma questão de adaptação de espaço e para atender um número significativo de pessoas, a Diretoria da Festa, em 2003, optou por uma programação diurna, denominada de “Manhã dos Eleitos”. 

 

manhaeleitosA27.09.2023

manhaeleitosB27.09.2023

manhaeleitosC27.09.2023

manhaeleitosD27.09.2023

manhaeleitosE27.09.2023

manhaeleitosF27.09.2023

manhaeleitosG27.09.2023

manhaeleitosH27.09.2023

manhaeleitosI27.09.2023

manhaeleitosJ27.09.2023