Escola Professor Temístocles de Araújo, no bairro da Marambaia, recebe o TCE Cidadão nas Escolas

O Projeto TCE Cidadão nas Escolas esteve na manhã de quinta-feira, 28, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Temístocles de Araújo, no bairro da Marambaia.

Quarenta e um alunos participaram da ação educativa do Projeto, atualmente sob a coordenação da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).

O auditor de controle externo Jonas Gomes de Sousa foi o ministrante da palestra de apresentação. Ele informou aos estudantes sobre a importância dos tributos para o funcionamento dos órgãos da Administração Pública, como são arrecadados pelo Estado, as responsabilidades dos gestores em melhor gerir os recursos angariados com a população contribuinte e como o Tribunal de Contas exerce a função de fiscalizador das políticas públicas ao observar a correta aplicação das verbas financeiras do erário estadual.

Jonas ainda explicou aos jovens o perfil do TCE-PA como instituição que possui perfil pedagógico, sempre na busca de melhor orientar servidores e agentes políticos para o adequado emprego do dinheiro público. O auditor de controle externo mostrou também que o Tribunal de Contas pode ser o principal parceiro do povo paraense no exercício do controle social. Segundo o facilitador, o TCE-PA oferece os serviços de sua Ouvidoria, a qual está pronta para receber manifestações, reclamações, solicitações e denúncias referentes às atividades de instituições públicas estaduais sob a jurisdição da Corte de Contas.

Também participaram do TCE Cidadão nas Escolas no bairro da Marambaia a auditora de controle externo Renise Xavier e os servidores Maria Cristina Galvão e Wantuil Estevão Filho, da Ecav.

 

TCECidadaoMarambaiaE28.09.2023

TCECidadaoMarambaiaD28.09.2023

TCECidadaoMarambaiaC28.09.2023

TCECidadaoMarambaiaB28.09.2023

TCECidadaoMarambaiaA28.09.2023

TCECidadaoMarambaiaA28.09.2023