A programação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi marcada pela visita dos Conselheiros e demais servidores na segunda-feira, 2, ao edifício Conselheiro José Maria Machado, construído no século XIX e que atualmente passa por revitalização.
O espaço apresenta exposição alusiva à festividade, composta por cartazes do Círio de 2011 a 2022, exibidos em telas de TV, além de 15 livros históricos que relatam momentos da maior manifestação de fé católica do Brasil.
A Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes e os Conselheiros Fernando Ribeiro, Luís Cunha, Lourdes Lima, Cipriano Sabino, Odilon Teixeira e Daniela Barbalho prestigiaram a mostra, que também contou com a visita dos Conselheiros Substitutos Milene Cunha e Edvaldo Souza.
Um dos destaques da exposição é a presença do Manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré de 2020, confeccionado por Kathia Novellino.
A retrospectiva histórica do evento religioso ficou por conta das nove fotos do suíço Jacques Huber nos Círios de 1895 a 1902. Ele teria sido a primeira pessoa a registrar o Círio de Nazaré em fotografias.
Jacques Huber era doutor em ciências naturais pela Universidade da Basileia. Na época das fotografias, trabalhava como botânico no Museu Paraense de História Natural e Etnografia.
Huber viveu em Belém de 1895 até o seu falecimento, em 1914. O suíço ganhou notoriedade mundial com fotografias de plantas e paisagens regionais, sendo considerado um dos 50 principais fotógrafos de ciência do século XIX e início do XX.