Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade realiza reunião

O Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade (CGPS) do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou reunião ordinária na manhã da última quinta-feira (19), na sala de reunião da Secex.

Durante a reunião, foram apresentados o Índice de Maturidade Geral de Sustentabilidade; a proposta de modelo de relatório de Plano de Logística Sustentável (PLS); e o relatório do grupo de estudo da Rede Integrar no tema de acessibilidade. Foram citados os avanços em várias ações, como o consumo de água, energia e descartáveis.

Ao final, foi encaminhada a definição da data de 27 de outubro para a avaliação e sugestões do modelo do relatório de avaliação para o exercício 2024 e a data de 30 de outubro para a consolidação da proposta do documento.

O PLS visa estimular a criação de uma cultura organizacional voltada para a sustentabilidade, refletindo os novos padrões da administração pública na atualidade, com vigência no período até 2027. É um instrumento de gestão alinhado às Estratégias Sustentáveis Nacionais que visam a implantar ações voltadas à sustentabilidade e à logística sustentável no âmbito do TCE-PA. Possui também como compromisso colaborar para o aperfeiçoamento da gestão pública, nortear e estabelecer práticas de sustentabilidade com consequente redução dos impactos socioambientais, sensibilizar o corpo funcional e difundir boas práticas.
 
Comitê do IRB

O TCE-PA passou a compor o Comitê Técnico de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Rui Barbosa (IRB) por meio da Portaria nº 24/2023 que designou, a partir de 13 de outubro de 2023, as servidoras da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica Juliana Bulgarelli Mendes e Hilda da Fonseca Duarte Caetano.

Criado pela Portaria Nº 07/2022, o Comitê tem como objetivos: estudar e pesquisar os métodos e procedimentos de controles externo e interno para promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade; incentivar e publicar, por meio físico e eletrônico, obras e trabalhos técnicos acerca de controle na área do Meio Ambiente e Sustentabilidade, incentivando o intercâmbio contínuo de conhecimento e atuação conjunta; auxiliar o IRB na assistência técnica aos Tribunais de Contas no tocante à inclusão das questões ambientais nas dimensões das auditorias de sua competência, capacitando continuamente os profissionais e proporcionando-lhes meios adequados para sua atuação em atividades de controle na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade; e propor realização de seminários presenciais ou virtuais, com abordagem dos ODS e afins.

 sustentabilidade reunião 19 de outubro 2023