Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e do Ministério Público de Contas (MPC-PA) puderam adquirir produtos saudáveis e de qualidade durante a Feira Agroecológica e de Artesanato, realizada na quarta-feira, 25, no estacionamento do edifício anexo IV Auditor Benedito Nunes, que contou com a participação de 23 pequenos produtores da Região Metropolitana de Belém.
O evento já faz parte do calendário mensal da instituição e tem a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), que mobiliza agricultores familiares e artesãos atendidos na capital, Ananindeua e em Marituba.
Participando pela primeira vez da Feira, a artesã Rosilene Barata Aleixo, de Ananindeua, elogiou o espaço e a receptividade do público. “É a primeira vez que participo desta Feira e estou gostando muito. Está bem movimentada, a clientela é boa e aqui é bem espaçoso”, elogiou.
A expositora trabalha com a produção de licores e geléias e com arte decorativa desde 2019, quando percebeu a necessidade de acrescentar uma renda extra ao orçamento familiar. Então, com o conhecimento tradicional repassado pela mãe, dona Ana Barata, hoje com 85 anos, nascida em uma comunidade em Marapanim, nordeste paraense, Rosilene passou a produzir itens gastronômicos e como precisava de recipiente diferenciado, passou a decorar garrafas. Ela tem o apoio do escritório local da Emater para participar de feiras e de oficinas de aproveitamento de alimentos.
“Apesar de não ser minha renda principal, esse trabalho me ajuda muito em casa, pois sou responsável pela minha mãe, representando um acréscimo de 30% na minha receita doméstica”, conta a artesã, que comercializou geléias de bacuri e de cupuaçu e licores de abacaxi e de maracujá em garrafinhas decoradas com motivo natalino, já antecipando as compras das festas de final de ano.
Também estiveram em exposição utensílios domésticos, enfeites diversos, acessórios e produtos alimentícios como queijos, iogurte, doces em compotas; além dos hortifrutigranjeiros e dos cosméticos e artesanato em geral.
A Feira Agroecológica e de Artesanato do TCE-PA é uma iniciativa da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), e está de acordo com as diretrizes do Plano de Logística Sustentável da Corte de Contas, que visa promover um ambiente de trabalho adequado ao quadro funcional do Tribunal de Contas com o incentivo à prática de hábitos sustentáveis.