II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo

Membros e demais representantes de Cortes de Contas municipais e estaduais de diversas partes do país participaram na quinta-feira, 9, do II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios, realizado no Hotel Grand Mercure.

Com o tema “Cooperação e Parcerias: fortalecendo o Sistema de Controle Externo”, o evento teve como objetivo a maior integração entre os órgãos de fiscalização, com vistas ao fortalecimento da atuação e dos laços entre os TCs de todo o Brasil.

O TCE-PA esteve entre as instituições parceiras da iniciativa, junto com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCMPA), os TCMs da Bahia, de Goiás e das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo e a Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom). O Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) também apoiaram a realização.

Estiveram presentes pelo TCE-PA a Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha e a Conselheira Lourdes Lima.

O Conselheiro Presidente do TCMPA, Antônio José Guimarães, fez a abertura do II Encontro Nacional dos TCMs, enfatizando que o evento foi uma oportunidade de fazer uma construção coletiva, considerando os assuntos relevantes tratados sobre um tema que incide na cooperação e intercâmbio entre os Tribunais de Contas, além de ações que reforçam o papel dos TCs e a consolidação das organizações de controle externo. “Que este momento seja um marco na construção de ideias e no melhoramento de nossas ações, com a troca de conhecimentos para a efetividade das auditorias e do papel das instituições”, disse o Conselheiro Antônio José Guimarães.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia, elogiou a intenção dos TCMs em discutirem possíveis formas de cooperação e parceria entre as Cortes de Contas. “Toda troca de conhecimento, aprendizados, de desafios e de experiências positivas e negativas é sempre louvável, principalmente quando se trata de entidades irmãs que comungam da mesma e honrosa missão, das mesmas dificuldades, idênticos objetivos de progresso, fortalecimento e preservação. Esse intercâmbio de boas práticas só tende a fortalecer, não apenas as Cortes de Contas municipais, mas o Sistema de Controle Externo como um todo, reforçando o papel dos Tribunais de Contas como indutores da boa gestão do erário e da busca constante pela melhoria e excelência na prestação dos serviços públicos”, frisou a Conselheira Rosa Egídia.

A Presidente do TCE-PA destacou ainda o protagonismo da esfera municipal no contexto federativo, sendo a base da organização administrativa. “É nela que o cidadão vive e portanto devem ser entendidos, considerados como o escopo da gestão de serviços públicos e com a valorização das peculiaridades de cada localidade. Os municípios, portanto, comunidades mais elementares e descentralizadas do sistema federativo, são o locus por onde flui a vida social e política do país, palco da realização de direitos fundamentais que dependem, decerto, de um governo eficiente e equilibrado para materializá-los. Às Cortes de Contas municipais competem nobre papel nesse processo, em especial o de manter a integridade financeira da localidade. Ao apoiarmos a cooperação e o intercâmbio entre os guardiões das contas públicas municipais, no sentido de fomentar o diálogo construtivo entre agentes políticos, estamos fortalecendo essa linha de defesa para um sistema eficiente, forte e necessário”, completou a Conselheira Rosa Egídia.

O Presidente da Abracom, Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCMGO), ressaltou a relevância da iniciativa em reunir os TCMs na capital paraense. “É importante que, em eventos como este, possamos trocar ideias, saber o que está ocorrendo em cada município, a Abracom se sente feliz por isso”, comentou.

Também se manifestaram em apoio ao II Encontro Nacional dos TCMs o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes; o Presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Cezar Miola.

Apresentações - A programação matinal seguiu com o diálogo mediado "Cooperação e Intercâmbio entre os Tribunais de Contas dos Municípios", conduzido pela Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia. Foram apresentadas as experiências das Cortes de Contas municipais de Goiás, Rio de Janeiro, Bahia e de São Paulo no tocante a inovações, tecnologias aplicadas e resultados obtidos com o acompanhamento e fiscalização de políticas públicas.

Os primeiros a se apresentarem foram o Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TCMGO) e o Procurador de Contas Henrique Padim, atual Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC). Ambos deram detalhes sobre as auditorias realizadas em obras públicas, com a observação da obediência aos quesitos de acessibilidade, a fim de garantir às pessoas com deficiência o respeito de seus direitos fundamentais.

Na sequência, o Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, do TCM-RJ, relatou a trajetória do Tribunal do qual faz parte na fiscalização de obras públicas na cidade do Rio de Janeiro.

Logo após, o Presidente do TCMPA, Conselheiro Antonio José Guimarães, explanou acerca do Programa de Fortalecimento da Educação nos Municípios do Pará - Caso da Ilha do Marajó, uma das intervenções de destaque da Corte de Contas paraense, bem como a utilização do Robô Argus na análise de procedimentos licitatórios na área da saúde durante a pandemia de Covid-19 e a futura adesão do TCMPA ao Pacto Nacional pela Primeira Infância.

O Conselheiro Nelson Pellegrino, representando o Presidente do TCMBA, Conselheiro Francisco de Souza Neto, pôs em evidência a utilização da inteligência artificial nas plataformas empregadas por aquele Tribunal de Contas no acompanhamento de processos licitatórios e na execução de projetos relacionados à saúde e à educação, assim como a aplicação de jurisprudência pertinente nos julgamentos.

A última apresentação ficou por conta da secretária de controle externo do TCMSP, Luciana Guerra, e do auditor de controle externo Lívio Fornazieri. Ambos expuseram a dinâmica do Observatório de Políticas Públicas, o qual tem como tarefa avaliar a efetividade de ações implementadas pelo Poder Público, pelo viés da redução das desigualdades sociais, no município de São Paulo.

Ainda pela manhã, houve o painel de entidades “Ações das entidades em favor do Sistema Tribunais de Contas, mediado pelo Vice-Presidente da Atricon, Conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO). O Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Pontes; o Presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas, Conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Cezar Miola, falaram a respeito das iniciativas colocadas em prática pelas entidades representativas do Sistema TCs em defesa de suas atribuições e para o cumprimento da missão constitucional de zelar pelo patrimônio público em favor do bem comum da sociedade brasileira.

 TCU - O II Encontro Nacional dos TCMs teve a participação do Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Vital do Rêgo, que apontou em sua apresentação os atuais problemas do pacto federativo, com destaque para a concentração de recursos públicos na União, a ocorrência de desigualdade sociais, a existência de um complexo sistema tributário que colabora para as disparidades, além da falta de coordenação para a realização das políticas públicas.

“O Controle Externo é um só e feito pelos controladores à luz da Constituição Federal. Nós somos os controladores e queremos o melhor para o nosso país. O povo quer que o dinheiro dele seja revertido em ações justas, corretas e legais”, ratificou o Ministro, que anunciou a recente eleição do Brasil para compor o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU).

Como instituição superior de controle (ISC) brasileira, o TCU representará o país por seis anos no Board of Auditors, como é conhecido o Conselho de Auditores da ONU, e participará das auditorias externas das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz, fazendo recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.

O Ministro do TCU reforçou a necessidade de integração entre as Cortes de Contas que deverão colaborar nas auditorias quanto à aplicação dos recursos humanitários arrecadados por meio da doação dos países-membros da ONU. Ele lembrou ainda da experiência exitosa da Gestão da Atenção Básica à Saúde no Brasil, auditoria conjunta do TCU e dos Tribunais de Contas estaduais realizada em 2014, assim como da existência do Projeto Integrar e da fiscalização das obras paralisadas e inacabadas em diversas unidades federativas.
No período da tarde, ocorreram as reuniões da Diretoria da Abracom e de Secretários de Controle Externo dos TCMs para nova troca de experiências, encerrando a programação do II Encontro Nacional dos TCMs.

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 1

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 3

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 11

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo capa

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 5

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 10

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 7

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 9

WhatsApp Image 2023 11 10 at 11.34.44

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 8

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 2

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 4

II Encontro Nacional dos Tribunais de Contas dos Municípios reforça união entre os órgãos de controle externo 6

WhatsApp Image 2023 11 10 at 15.04.19