Inteligência Artificial aliada ao exercício do Controle Externo é tema de curso no TCE-PA

Servidores e membros do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e do Ministério Público de Contas (MPC-PA) participaram do curso "Transformação Digital para o controle externo: novas fronteiras com o uso da Inteligência Artificial Generativa”, que foi realizado nesta segunda-feira (13), no auditório Ministro Elmiro Nogueira, no edifício-sede da Corte de Contas, em Belém. O objetivo foi apresentar aos profissionais que atuam na fiscalização e na auditoria, como a utilização da tecnologia pode otimizar a execução dos processos de controle externo.

O evento foi aberto pela Presidente do TCE-PA, Conselheira Rosa Egídia C. Lopes. "É com satisfação que recebemos este tão esperado curso. É fato que vivemos em uma era em que o avanço tecnológico é importante para as nossas atividades. É necessário a utilização da tecnologia para apoiar o controle externo e a fiscalização que desempenham um papel essencial para a transparência das instituições públicas", destacou.

O curso foi ministrado pelos professores da Universidade de São Paulo (USP), Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, com uma abordagem simples e clara sobre como essas tecnologias têm revolucionado organizações públicas e privadas.

“Nós estamos vivendo uma grande transformação com as novas inteligências artificiais, conhecidas como inteligências artificiais generativas. Elas trazem o poder de ajudar com algo muito comum nos tribunais de contas que são os documentos e os textos, em uma linguagem natural. E com esse uso, temos a capacidade de aumentar a eficiência do nosso trabalho, facilitando as tarefas administrativas do cotidiano”, explicou o professor.

“E dessa forma, contribuir para trazer melhores resultados com o uso do dinheiro público para o cidadão. Não é uma transformação local, é global, e todos precisamos ficar atentos para esta oportunidade, e fazer a transformação que o país precisa”, completou.

A professora Ana Carla enfatizou que a Inteligência Artificial veio para transformar os sistemas e que pressupõe a participação de todos, ou seja, “é um assunto de interesse de todos. A IA não veio para nos substituir, e sim, para nos apoiar e nos dar algo mágico: tempo”.

Entre os diversos benefícios com a utilização da Inteligência Artificial Generativa – cujo nome vem do latim generare que significa gerar, no caso, conteúdos como textos e imagens – estão a otimização de análises jurisprudenciais, o monitoramento de políticas públicas e a automação de processos, a exemplos.

Também estiveram presentes o Conselheiro Vice-Presidente do TCE, Fernando Ribeiro; o Conselheiro Corregedor Luís Cunha; o Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira; a Conselheira Lourdes Lima, o Conselheiro Cipriano Sabino; o Conselheiro Substituto Julival Rocha, e ainda o Procurador-Geral MPC-PA, Patrick Bezerra Mesquita; e os Procuradores do MPC-PA, Felipe Rosa Cruz e Deíla Maia . Prestigiaram o evento o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCMPA), Conselheiro Antônio José Guimarães; e a Conselheira Mara Lúcia Barbalho, diretora da Escola de Contas do TCMPA.

ChatContas
De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) - unidade de gestão que tem por finalidade planejar, organizar, executar, coordenar, supervisionar e desenvolver sistemas de processamento de dados - o TCE-PA, em breve, fará uso da versão beta do Chatcontas, o mais recente avanço em assistência inteligente para os servidores do Tribunal.
Desenvolvido pela equipe Setin, o Chatcontas promete revolucionar a forma como os servidores interagem com a vasta base de conhecimento do Tribunal, oferecendo uma experiência intuitiva e eficiente.
Como parte do compromisso da Setin em fornecer soluções inovadoras e eficazes, o Chatcontas utiliza a avançada tecnologia do ChatGPT. Este chatbot inteligente foi projetado para compreender as necessidades específicas dos usuários da Corte de Contas, fornecendo respostas precisas e orientações personalizadas.

O Chatcontas é alimentado por uma base de conhecimento dinâmica e em constante atualização, garantindo que as informações fornecidas sejam sempre relevantes e precisas. Atualmente, o Chatcontas possui conhecimento sobre Resoluções, Acórdãos, Prejulgados, Atos e Notícias dos Portais do TCE-PA. Além destes, outras bases de conhecimento estão sendo adicionadas, como Regimentos do TCE-PA, entre outras.

Pré-lançamento
Após o curso, ocorreu o pré-lançamento do livro "Inteligência Artificial Generativa: Desvendando Mitos e Oportunidades" escrito pelos renomados professores Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, da USP, no qual os autores contextualizam conceitos estruturantes para um conhecimento empreendedor e inovador sobre as Inteligências Artificiais Generativas IAG’s.

No decorrer da leitura, temas como PLN (Processamento de Linguagem Natural), Redes Neurais, Deep Learning, LLM (Large Language Model), Engenharia de Prompts e as maneiras práticas e inovadoras de usá-los vão se tornando naturais e interconectados para o leitor.

A obra aborda como as Inteligência Artificiais Generativas IAG’s são capazes de gerar soluções profissionais de larga escala para trabalhar com conteúdos complexos e sensíveis, indo além do uso de Chats e da Engenharia de Prompt.

 

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.09.52 

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.35

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.38 1

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.39 1

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.39

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.38 2

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.38

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.37 1

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.37

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.36 1

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.36

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.35 1

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.10.34

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.09.52 1

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.09.51