“Cuidando do Futuro: o TCE-PA e a Primeira Infância” convida membros e servidores para a defesa dos direitos das crianças

Sexta-feira, 17, será um dia importante para o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), que realizará programação especial dedicada à sensibilização de Conselheiros, Conselheiros Substitutos, servidores e Procuradores de Contas para a proteção da população infantil de 0 a 6 anos no Brasil.

A Corte de Contas promoverá o evento “Cuidando do Futuro: o TCE-PA e a Primeira Infância”, que começará às 9 horas, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira. Durante a programação serão apresentadas as ações postas em prática pelo Tribunal de Contas  na defesa de direitos das crianças na mais tenra idade, bem como será possível conhecer o trabalho desenvolvido por jurisdicionados em favor da Primeira Infância.

A abertura da programação ocorrerá com o pronunciamento da Presidente do TCE-PA, Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes. Em seguida, às 9h10, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha, idealizador da iniciativa e integrante do Comitê da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), apresentará vídeo institucional sobre a temática do evento.

Às 9h30, a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Lídia Pantoja, proferirá a palestra de sensibilização, ressaltando a necessidade de maior atenção do Poder Público em seu orçamento anual para políticas dedicadas ao bem-estar das crianças em uma das fases mais relevantes da vida, a Primeira Infância.

Após a palestra de sensibilização, às 10h, haverá roda de conversa com autoridades convidadas, com a mediação da Conselheira Substituta Márcia Tereza Assis da Costa (TCMPA). Estão confirmadas as presenças do Conselheiro Corregedor Luís Cunha (TCE-PA); do Conselheiro aposentado Nelson Chaves (TCE-PA); da representante do UNICEF Lídia Pantoja; e da deputada estadual Ana Cunha.

Às 10h50, a Conselheira Mara Lúcia Barbalho da Cruz fará a exposição das iniciativas do TCMPA em prol da Primeira Infância.

Por fim, às 11h10, o Presidente do Comitê da Primeira Infância do IRB, Conselheiro Edson Ferrari (TCE-GO), também explanará acerca da atuação do Instituto em favor do público infantil.

O TCE-PA integra uma rede nacional de proteção à criança e vem realizando avaliações de políticas públicas voltadas à Primeira Infância, sendo fundamental sensibilizar os servidores deste Tribunal para o apoio desta importante causa social.

 As inscrições podem ser feitas no SIGA da Escola de Contas Alberto Veloso. Clique aqui para realizar a sua inscrição.