Servidores e membros do TCE-PA e do MPC-PA prestigiam produtos da Agricultura Familiar na Feira Agroecológica e de Artesanato

Produtos oriundos da agricultura familiar da Região Metropolitana de Belém, em exposição e comercialização na Feira Agroecológica e de Artesanato, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) nesta sexta-feira (24), no estacionamento do edifício-sede, atrairam servidores e membros da Corte de Contas e do Ministério Público de Contas (MPC-PA), que puderam adquirir itens de hortifrutigranjeiros a biojoias.

Nesta edição de novembro, participaram 15 expositores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Izabel do Pará e ainda de Bragança, no nordeste paraense. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) é parceira na realização da Feira.

Artesã de Belém, Naná Cavalcante trouxe para venda suas peças de decoração natalinas e diversas opções de presente para as festas de final de ano. “Trouxe guardanapos bordados à mão, arranjos de mesa de Natal, meias do Papai Noel, guirlandas, entre outros. Gosto de participar das feiras aqui no Tribunal, pois é bem organizado”, elogiou Naná, que iniciou sua vida profissional bem cedo, com pouco mais de 20 anos, como figurinista de moda, e depois se habilitou no artesanato.

“Essa Feira acolhe e valoriza as diversas produções, pois vemos aqui uma diversidade de produtos. Desta forma, o Tribunal dá oportunidade para aqueles que aqui trabalham comprar, com comodidade, produtos de boa qualidade como verduras, e de outro lado incentiva a economia dos pequenos produtores”, ressalta a Conselheira Lourdes Lima, do TCE-PA, que prestigiou o evento.

A popular farinha de Bragança foi um dos produtos que fez sucesso na Feira, fabricada na propriedade do seu João e da dona Ana Rosa que, distante 18 quilometros da sede da “Pérola do Caeté”, é comercializada pela Cleidiane Santos, filha do casal. Do empreendimento rural também foram vendidos o biju doce e salgado, a farinha com coco, a farinha de tapioca e o bolo de macaxeira. “Tudo produzido de forma artesanal, com o saber tradicional repassado de geração em geração na comunidade”, explicou a expositora, auxiliada pelo João Victor, neto dos agricultores familiares e que representa a nova geração da produção familiar.

A Feira Agroecológica e de Artesanato está sob a organização da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), e faz parte do Plano de Logística Sustentável da Corte de Contas que objetiva o incentivo de práticas sustentáveis para um local de trabalho saudável e de melhor qualidade para a vida de seus membros e servidores do Tribunal.

 

agrofeiraH24.11.2023

agrofeiraG24.11.2023

agrofeiraF24.11.2023

agrofeiraE24.11.2023

agrofeiraD24.11.2023

agrofeiraC24.11.2023

agrofeiraB24.11.2023

 agrofeiraA24.11.2023