TCE Cidadão é referência para projeto de cidadania lançado por escola pública de Belém

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Palmira Gabriel, localizada no bairro Tenoné, em Belém, lançou na manhã de quinta-feira, 23, o Projeto “Palmira Cidadã”, uma iniciativa inspirada no Programa TCE Cidadão que é desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) com o intuito de incentivar a cidadania e o exercício do controle social. O lançamento do projeto escolar iniciou com uma exposição interativa com alunos da 8ª série do ensino fundamental sobre o Tribunal de Contas e seu papel na sociedade.

A estudante da 8ª série, Alana Santos, 14 anos, participou da palestra sobre cidadania, controle social e a missão do TCE na Escola Palmira Gabriel e da visita ao edifício-sede da Corte, ocorrida em agosto deste ano, quando pôde assistir a uma sessão plenária pela primeira vez. “Até aquele momento, eu não fazia ideia de que existia o Tribunal de Contas. Hoje estou na apresentação do circuito tendo como tema o TCE, e minha parte é apresentar as suas competências. O que mais me chamou a atenção foi o trabalho do Tribunal em apreciar e julgar as contas do governador, pois essa questão é da conta de todos nós”, disse a adolescente, com empolgação.

O projeto Palmira Cidadão conta com a organização dos professores de matemática, Elenilda Lima e Antônio Sales, e do professor de História, Silvandro Silva. Na ocasião, a aluna Raieny Nascimento, 14 anos, fez uma apresentação com violino, instrumento que toca desde os seis anos, por meio de um projeto cultural mantido por uma empresa da iniciativa privada, além de tocar flauta, violão e piano.

No total, foram mobilizados 30 alunos da turma 801, que apresentaram um tour, dividido em cinco etapas, com as informações sobre a Corte de Contas.

“A gente recebeu a equipe do TCE Cidadão em agosto. Posteriormente, os alunos assistiram a uma sessão, e então surgiu a proposta do Palmira Cidadão, com o intuito de despertar a responsabilidade como cidadão de forma ativa para acompanhar e participar do que envolve a sociedade. A expectativa é ampliar para as nossas outras turmas em 2024”, contou a diretora Lana Pontes.

De acordo com a gestora, ainda neste ano, a turma irá lançar um scrapbook (traduzindo do inglês, um álbum de recortes), que é um livro artesanal com coletânea de pesquisas sobre esse trabalho apresentado na escola na quinta-feira e que ficará disponível na biblioteca da unidade de ensino.

O circuito sobre o TCE é um dos eventos que marcam o encerramento do período letivo, sendo que foram realizados por estudantes do 2° ano do ensino médio, concomitantemente, a Feira de Química, com a demonstração de pesquisas diversas; e uma mostra fotográfica com o tema “Palmira em foco”, a qual mostrou os registros de cenas do cotidiano do educandário que tem 1,4 mil alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e médio e na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Estiveram presentes pelo TCE-PA as servidoras Renise Xavier e Maria Cristina Pina Galvão, da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), que coordena as atividades do TCE Cidadão na Escola, Comunidade e Universitário.

“Um dia vocês passarão aqui na frente [da escola] e terão orgulho de dizer que estudaram aqui. Estão de parabéns por terem pensado e pesquisado para elaborar cada etapa dessa apresentação. A diretora, professores e alunos estão de parabéns. Deus concede dons e talento para todos nós. A nossa vida tem que fazer sentido e devemos multiplicar o conhecimento que temos”, destacou Andréa Cavalcante, auditora de controle externo e facilitadora do TCE Cidadão.

Cidadão - Criado a partir da Resolução 18.136/2011, o TCE Cidadão tem como objetivo esclarecer sobre o direito de fiscalização da gestão dos recursos públicos pertencente à população, bem como informar acerca da atuação institucional do TCE-PA como órgão de controle externo a alunos e professores de escolas e instituições de ensino superior, da rede pública e privada, organizações da sociedade civil e entidades comunitárias.

 

PalmiraK25.11.2023

PalmiraJ25.11.2023

PalmiraI25.11.2023

PalmiraH25.11.2023

PalmiraG25.11.2023

PalmiraF25.11.2023

PalmiraE25.11.2023

PalmiraD25.11.2023

PalmiraC25.11.2023

PalmiraB25.11.2023

PalmiraA25.11.2023