Ação alusiva ao Novembro Azul conscientiza servidores do TCE-PA sobre o cuidado com a saúde do homem

Em alusão ao “Novembro Azul”, campanha de conscientização pela saúde dos homens, como forma de incentivar o cuidado com a saúde de seus servidores, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), por meio da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), realizou nesta segunda-feira, 27, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no edifício-sede, em Belém, palestra informativa sobre a temática. Cinquenta pessoas prestigiaram o evento, que teve como ministrantes a médica Emanuella Cerqueira e o odontólogo Eduardo Pádua.

A coordenadora da CSQ, Samara Rodrigues, deu as boas-vindas aos participantes. Na sequência, a médica Emanuella Cerqueira abordou o tema “Saúde preventiva no ambiente de trabalho”, que reforçou o apelo a respeito da necessidade de os servidores do TCE-PA comparecerem ao acompanhamento anual de saúde na CSQ.

Já o odontólogo Eduardo Pádua explanou acerca do tema "A saúde também começa pela boca: cuidados para prevenção do câncer de boca". A palestra faz referência à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, com o intuito de compartilhar, por meio de uma apresentação interativa, informações sobre a prevenção e o diagnóstico dessa doença, com atenção à saúde bucal e geral.

Eduardo apresentou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para mostrar a importância da prevenção. Os casos de cânceres mais frequentes no público masculino são: próstata (30%), colo e reto (9,2), traqueia/brônquio/pulmão (7,5%), estômago (5,8%) e cavidade oral (4,6%).

Outros dados repassados mostraram um comparativo no surgimento de novos casos de câncer de boca entre homens e mulheres: Em 2023, haverá 10.900 novos casos entre homens, enquanto que entre mulheres o número será de 4.200 novos casos. “Entre as principais causas estão o tabagismo, o abuso de álcool, exposição ao sol sem protetor e o papilomavírus humano (HPV). Com 260 casos de câncer de boca, em 2023, o Pará ocupa a 12ª posição em ranking nacional”, explicou o odontólogo.

Na ocasião, foi exibido um vídeo com orientações importantes sobre o autoexame bucal (inspeção visual e palpação) de bochechas, língua, palato, lábios e assoalho bucal, para verificação de lesões, nódulos, sangramento, ou outras alterações.

O servidor Bruno Maneschy, da Coordenadoria de Apoio ao Usuário (CAU), elogiou a programação e a considerou como muito proveitosa. “O evento teve excelente nível de instrução com ótimos palestrantes, pois sempre temos algumas dúvidas sobre este assunto. Eu tenho o hábito de ir ao dentista, porém, agora ficarei ainda mais atento com a técnica do autoexame demonstrado no vídeo”, ressaltou o servidor.

Houve ainda um momento de aprendizado com o público participante em forma de quizz, com perguntas relacionadas à campanha, distribuição de escovas de dentes biodegradáveis, conforme preconiza o Plano de Sustentabilidade do TCE-PA, e encerramento com entrega de certificados.

 
novazulG27.11.2023

novazulF27.11.2023

novazulH27.11.2023

novazulB27.11.2023

novazulA27.11.2023

novazulD27.11.2023