Boas práticas de sustentabilidade do TCE-PA são apresentadas no VI Colóquio de Governança

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) foi uma das instituições públicas presentes no VI Colóquio de Governança, evento promovido nos dias 23 e 24 de novembro pela Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), no Auditório David Mufarrej, campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama).

No segundo dia da programação, a subsecretária de Planejamento e Gestão Estratégica, Juliana Bulgarelli, apresentou o Programa TCE Sustentável, uma iniciativa da Corte de Contas que visa incentivar o consumo adequado de seus recursos (água, energia elétrica, papel, entre outros), o correto destino de seus resíduos e a realização de compras e obras de forma sustentável, com o objetivo de promover um ambiente de trabalho que garanta o pleno desenvolvimento institucional do órgão de controle, bem como o bem-estar de membros, servidores e demais colaboradores na execução de suas atividades diárias no âmbito do TCE. 

Está em vigência, desde o início deste ano no TCE, o Plano de Logística Sustentável (PLS), que deverá ser cumprido até 2027. O documento aponta uma série de compromissos assumidos pelo Tribunal de Contas em cinco anos, incluindo prioridades quanto à redução do consumo de água, a diminuição do uso de energia elétrica, assim como ações de capacitação e de sensibilização sobre o tema sustentabilidade.

Entre as boas práticas em curso no TCE, destacam-se a criação do Selo Documento 100% digital, uma iniciativa que propõe a produção de documentos totalmente digitais, conforme a Portaria nº 39.954/2023; a Feira Agroecológica e de Artesanato, na qual são oferecidos no TCE produtos orgânicos e artesanatos produzidos por agricultores familiares e artesãos locais; e a distribuição de copos e xícaras de fibras de bambu ou arroz na finalidade de reduzir a utilização de descartáveis.

Além da apresentação de boas práticas nas instituições estaduais, o VI Colóquio de Governança contou ainda com uma conferência, quatro mesas temáticas e a exposição de trabalhos e de pesquisa produzida por representantes de universidades e organizações públicas.

O evento reuniu pesquisadores, servidores públicos e estudantes que têm como foco em suas pesquisas a análise da atuação do espaço público e o processo de governança em suas diversas dimensões e aprendizagens institucionais.

 

julianabulgarelliA27.11.2023

julianabulgarelliB27.11.2023