III CITC estimula o debate sobre os desafios da Administração Pública na era digital

Conselheiros e servidores dos Tribunais de Contas de todo o Brasil estão reunidos para prestigiar o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, iniciado na terça-feira, 28 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O evento tem como tema os “Desafios da governança, das responsabilidades fiscal e social e da sustentabilidade na era digital”. Serão quatro dias de programação, com 57 atividades, 102 palestrantes e 1,5 mil inscritos que participarão de palestras, encontros técnicos, reuniões e outras atividades, como oficinas e capacitação. O III CITC terminará na próxima sexta-feira, 1º de dezembro.

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) está no Congresso, com a presença da Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, que presidiu a mesa de abertura "Encontros com o Futuro".

Os Conselheiros Fernando Ribeiro, Luís Cunha, Lourdes Lima, Cipriano Sabino e Odilon Teixeira também prestigiam o III CITC, assim como os titulares das Secretarias Geral, Jorge Tuffi Jr; de Controle Externo, Ana Paula Maciel; de Planejamento e Gestão Estratégica, Lilian Bendahan; de Controle Interno, Andréa Xerfan; de Tecnologia da Informação, Leda Monteiro; além do diretor da Ouvidoria, Ribamar Moura, e a assessora Olga Benário Oliveira; e a diretora da Escola de Contas Alberto Veloso, Carmen Lúcia do Carmo.

Após a mesa de abertura, houve a palestra inicial “Inteligência Artificial e os Tribunais de Contas”, que teve como palestrante o Professor Doutor João José Vasco Peixoto Furtado, da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A programação prosseguiu com diversos encontros de áreas distintas das Cortes de Contas: o XIV Encontro Técnico Educação Profissional dos Tribunais de Contas (Educontas), o XIII Encontro Técnico de Gestão de Pessoas e o VIII Encontro Técnico de Jurisprudência (Juristcs), os quais tiveram sessões temáticas de discussão, palestras, relato de boas práticas, mesas-redondas e lançamento de livro.

Paralelamente ocorreram ainda as reuniões dos 13 comitês técnicos do Instituto Rui Barbosa (IRB). O Conselheiro Luís Cunha compareceu à reunião do Comitê Técnico da Primeira Infância, realizada no período da tarde, com o relato das iniciativas do TCE para o público infantil de zero a seis anos. Já o Conselheiro Odilon Teixeira expôs os produtos desenvolvidos em 2023 pelo GT 3 durante a reunião do Comitê de Sistematização da Administração Pública, responsável pelo planejamento estratégico do IRB.

No mesmo dia, ocorreu a reunião dos membros do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). A Conselheira Presidente do TCE-PA Rosa Egídia integra a entidade representativa e, assim, participou também do encontro.

O III CITC é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) em conjunto com o IRB, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).

O apoio é da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Instituto Dragão do Mar, das Secretarias da Cultura e do Turismo do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT).

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

  
CITCA29.11.2023

CITCH29.11.2023

CITCG29.11.2023

CITCC29.11.2023

CITCF29.11.2023

CITCI29.11.2023

CITCJ29.11.2023

reuniaocnptcA29.11.2023

reuniaocnptcB29.11.2023

reuniaocnptcC29.11.2023

CITCD29.11.2023

CITCB29.11.2023

CITCE29.11.2023

CITCK29.11.2023

CITCL29.11.2023