Políticas públicas efetivas e o uso da inteligência artificial pelos Tribunais de Contas marcam discussões do III CITC

Em seu segundo dia de realização, na quarta-feira, 29, o III Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (III CITC) contou com sete oficinas e uma conferência, além de reuniões de entidades representativas do controle externo nacional. O evento começou na última terça-feira, 28, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e prossegue até a próxima sexta- feira, 1º de dezembro.

A programação teve início com oficinas que transcorreram de forma paralela sobre os seguintes temas: “Ciência de dados e inteligência artificial: como os Tribunais de Contas estão vivendo essa revolução?”, “Desafios dos Tribunais de Contas na construção da igualdade de gênero”, “Como utilizar a inteligência artificial para potencializar as ferramentas de comunicação?”, “Contribuição dos Tribunais de Contas para a efetividade da política pública da educação: experiências de atuação em rede”, Desafios da educação antirracista: o GT 26-A unindo esforços para a fiscalização e implementação da legislação”, “O apagão das canetas: fato ou fake?” e “Observatórios de políticas públicas: avanços e novos desafios”.

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, compareceu às reuniões do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associación de Entidades Oficiales de Control Publico del Mercosur (Asur), ocorridas posteriormente às oficinas.

O Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira participou da reunião da diretoria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Também foram promovidas a Assembleia Geral da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e as reuniões do Grupo de Trabalho Ambiental da Atricon, dos secretários de controle externo dos Tribunais de Contas, da Rede Integrar, da Rede Infocontas e da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) em conjunto com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), incluindo, também, a realização do Encontro dos Cerimoniais dos TCs.

Encerrando as atividades do III CITC, houve ainda a conferência magna “Irreal: por que as ‘fake news’ vão piorar - e como proteger a democracia”, presidida pela Conselheira Carolina Matos dos Santos - do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), e que teve como palestrante a especialista em segurança Miles Taylor, dos Estados Unidos.

Confira a programação completa do III CITC clicando aqui.

 

congressoF30.11.2023

congressoE30.11.2023

congressoD30.11.2023

congressoC30.11.2023congressoB30.11.2023

congressoA30.11.2023

congressoJ30.11.2023

congressoI30.11.2023

congressoH30.11.2023

congressoG30.11.2023