O Grupo Mulheres do Brasil realizará, no próximo domingo, 10 de dezembro, a II Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, um evento gratuito para toda a família.
A caminhada será ao redor da Praça da República, no bairro da Campina, em Belém, com concentração em frente ao Theatro da Paz, às 9 horas. O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) apoia a causa em favor das mulheres e meninas vítimas de violência.
A expectativa é que mais de mil pessoas participem da ação, que faz parte dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas” – uma campanha internacional de combate à violência organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que consiste numa mobilização global da sociedade civil em torno dessa causa.
A iniciativa transcorre em todo o Brasil, com uma mobilização em vigor desde o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, pelo fato de mulheres negras serem as maiores vítimas da violência –, e se encerra em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O Grupo Mulheres do Brasil surgiu em 2013, com o propósito de construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino. A entidade busca a conexão entre as pessoas, ao colocar a serviço do país a natureza feminina. Atua voluntariamente em causas sociais, políticas e econômicas, por meio do apoio a projetos já existentes, além da criação de novas propostas que promovam a transformação brasileira. No total, fazem parte da entidade mais de 110 mil mulheres presentes em 156 núcleos no Brasil e em 25 países com comunidades formadas por mulheres nacionais.