Sessão Plenária: Presidência do TCE-PA apresenta resultados alcançados em 2023

A última sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) em 2023, ocorrida na terça-feira, 19, foi um momento de prestação de contas e de avaliação do primeiro ano da gestão da Presidente do órgão de controle, Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes.

A Conselheira agradeceu o apoio recebido de seus pares, dos servidores e demais colaboradores que muito contribuíram para a realização dos avanços conquistados ao longo de 2023 e anunciou as perspectivas para o futuro do Tribunal de Contas.

Neste ano, concentraram-se esforços em diversas frentes, entre as quais o Plano de Gestão (2023-2024), culminando com importantes ações concluídas e outras em andamento que refletem o compromisso com a eficiência, a transparência e a modernização das práticas institucionais.

Entre outras ações de destaque estão a criação do módulo de gerenciamento do Plano de Logística Sustentável (PLS) no Sisplan; a aprovação da reestruturação do Sistema de Controle Interno, que ainda está em desenvolvimento; a Política de Governança; a modernização do Boletim Informativo sobre as atividades do controle externo; e o aprimoramento do espaço institucional da Secex na intranet.

“Todas essas ações demonstram o nosso esforço para fortalecer mecanismos internos de governança, em manter a comunicação ágil e atualizada com todas as partes interessadas, facilitar a disseminação do conhecimento relacionado ao controle externo e incorporar práticas sustentáveis no âmbito deste Tribunal”, ratificou a Conselheira Presidente.

Outras iniciativas devem se materializar em breve, como a implantação do sistema eletrônico de fiscalização e transferências voluntárias e a automação da formalização dos acórdãos do Plenário Virtual. Com esses dois projetos, serão reduzidos os riscos ao se fortalecer o acompanhamento eficiente das transferências voluntárias de recursos e otimizar a produtividade, a celeridade e a padronização dos acórdãos elaborados nesta Corte de Contas.

Na seara administrativa, tem-se também a aquisição do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas, cujo pregão eletrônico foi realizado em novembro, que irá automatizar as rotinas da referida área, melhorando a sua eficiência operacional.

“O Plano de Recuperação de Desastres em Tecnologia da Informação está em fase de elaboração, a fim de garantir a recuperação eficaz da infraestrutura tecnológica em caso de desastres, reforçando a segurança e a resiliência dos sistemas do TCE. Além disso, estamos aprimorando o Portal do Tribunal, de modo a proporcionar uma experiência mais acessível às pessoas com deficiência, incorporando ferramentas específicas de acessibilidade. Temos ainda a implantação de programas de capacitação para as unidades de trabalho, o que evidencia o nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo de nossos servidores”, completou.

Todos os Conselheiros presentes foram unânimes em parabenizar a Presidente do TCE-PA e os demais integrantes da gestão, composta pelos Conselheiros Fernando Ribeiro (Vice-Presidente) e Luís Cunha (Corregedor), pelos resultados obtidos em um ano com muitas atividades, revelando o orgulho de fazerem parte de uma instituição cada vez mais modernizada e comprometida em oferecer os melhores serviços à sociedade.

A Conselheira Presidente Rosa Egídia encerrou os trabalhos do Plenário desejando a todos um feliz Natal e um próspero ano novo repleto de êxitos, agradecendo a colaboração do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) ao longo de 2023.

 

sessaofinalB20.12.2023

sessaofinalA20.12.2023