TCE-PA recebe visita institucional do Tribunal de Contas da União

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, recebeu o secretário de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) no Pará, Arildo da Silva Oliveira, em visita institucional ocorrida nesta segunda-feira, 15.

Juntamente com o representante do TCU, participaram o Conselheiro Vice-Presidente do TCE-PA, Fernando Ribeiro, e o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Conselheiro Antonio José Guimarães. Pelo TCU, compareceram também o diretor do Instituto Serzedello Corrêa, Adriano Amorim, e a chefe do cerimonial daquela Corte de Contas, Shirley Cavalcante.

A visita teve como objetivo possíveis parcerias entre os órgãos de controle externo estaduais e federal para a realização do evento SAI20 Summit, que ocorrerá em junho deste ano, em Belém.

O TCU assumiu, no dia 1º de dezembro de 2023, a presidência do SAI20, o grupo de engajamento composto pelas instituições superiores de controle (ISC) dos países que integram o G20.

O SAI20 – Supreme Audit Institution Engagement Group of 20, na sigla em inglês – foi concebido a partir da iniciativa do Conselho de Auditoria da República da Indonésia (BPK) em setembro de 2021. O grupo apoia governos na restauração das condições econômicas globais e no desenvolvimento de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida das populações em todo o mundo.

Desde a concepção, o SAI20 realiza encontros técnicos virtuais e presenciais para estabelecer compromissos, regras e agendas de trabalho. Em 2024, o Brasil sediará dois eventos presenciais organizados pelo SAI20, o Senior Officers, a ser realizado em abril em Brasília (DF), e o SAI20 Summit, na capital paraense.

Após o encontro, foram entregues aos visitantes publicações produzidas por este Tribunal. Os representantes do TCU visitaram, ainda, o Memorial Serzedello Corrêa, que funciona no edifício-sede do TCE-PA.

 

visitaTCU15.01.2024

TCUvisitaA16.01.2024

TCUvisitaB16.01.2024

TCUvisitaC16.01.2024