Artesãos e produtores familiares da Região Metropolitana de Belém agregam renda em Feira Agroecológica e de Artesanato

Como parte das ações previstas em seu Plano de Logística Sustentável visando ao incentivo de práticas sustentáveis para um local de trabalho saudável e de melhor qualidade de vida para os membros e servidores, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realizou a primeira edição de 2024 da Feira Agroecológica e de Artesanato nesta quinta-feira, 25, no estacionamento do edifício-sede da Corte de Contas, em Belém.

Com 26 expositores da Região Metropolitana de Belém, os servidores do TCE-PA e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) puderam adquirir itens da produção orgânica como hortaliças e frutas regionais livres de agrotóxicos. E ainda queijos, mel, mariscos, temperos, além de produtos naturais e artesanato em geral que chamaram a atenção do público consumidor.

Sandra Morais, moradora da capital paraense, iniciou as atividades artesanais há bem pouco tempo, aproximadamente seis meses, como forma de gerar renda extra. Em sua produção constam imagens de santos religiosos em gesso de vários tamanhos, além de chaveiros em formato de cruz e medalhas e de terços feitos com pedras e pérolas.

“A maior procura tem sido por imagens da Sagrada Família [representação de José, Maria e Jesus], tanto pela venda em feiras de artesanato como por encomendas. Esse negócio, que é recente, já representa um acréscimo de 40% do orçamento familiar”, ressalta a artesã, que conta com o auxílio do filho Patrick no novo empreendimento.

A Feira Agroecológica e de Artesanato é uma inciativa da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).

 

feiraC25.01.2024

feiraB25.01.2024

feiraA25.01.2024