NOTA À IMPRENSA

Matéria veiculada no portal de notícias G1 Rio de Janeiro, no dia 08 de fevereiro de 2024, e replicada por outros veículos de comunicação, noticiou que: “Um funcionário do Tribunal de Contas do Pará foi identificado e indiciado pela Polícia do Rio como autor das ofensas racistas em uma rede social contra a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), em 2020”.

Sobre o assunto, o Tribunal de Contas do Estado do Pará esclarece que o Sr.Júlio Marcos de Deus Saraiva, não é servidor deste TCE/PA, desde 05/02/2017, quando foi exonerado do cargo comissionado de assistente de transporte, função na qual permaneceu por cerca de dois anos.

De modo que esse portal veiculou informação inverídica no que tange a qualquer implicação desta Corte de Contas com o autor do ato noticiado, devendo ter se restringido tão somente aos fatos da vida privada do autor da publicação.

Por fim, o Tribunal de Contas do Estado do Pará repudia qualquer tipo de atitude, independente do meio utilizado, que venha a caracterizar práticas de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, ou procedência nacional.

 

Belém, 09 de fevereiro de 2024

Atenciosamente,

Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes

Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará