Primeira Infância: Presidente do TCE-PA e coordenador do Programa Primeira Infância visitam Abrigo em Belém

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, visitou na última sexta – feira, 16, o Abrigo Especial Calabriano, em Belém, juntamente com o Conselheiro Luís Cunha, Coordenador do Programa Primeira Infância da Corte de Contas paraense. No local constam 33 acolhidos, sob a supervisão de 156 colaboradores.

Na oportunidade, os conselheiros foram recepcionados pela Diretora Operacional do abrigo, Soraya Guimarães, acompanhada, respectivamente, por profissionais que trabalham na instituição, onde conheceram as instalações, os processos de atendimentos e os serviços ofertados nas áreas de pediatria, neuropediatria, fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e farmacologia, e por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Criado há 17 anos pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência e Instituto Francisco Perez, o abrigo é destinado ao acolhimento de crianças de 0 a 12 anos de idade com transtornos neurológicos, encaminhadas pelo juizado da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares, URE’s e pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) dos municípios.

A visita institucional teve como finalidade conhecer as condições de acolhimento do abrigo, e os serviços prestados na atenção às crianças e aos adolescentes, considerando o compromisso do Programa Primeira Infância do TCE-PA, de modo a induzir políticas públicas que venham fortalecer a Rede de Proteção para resguardá-los de qualquer situação de risco ou violação de direitos.

De acordo com informações da diretoria, atualmente, 350 crianças realizam tratamento no local, vindos de outros municípios paraenses. Ao todo, são realizadas diariamente 12 terapias diferentes, em tempo integral.

O espaço é mantido com recursos do estado, em parceria com a Secretaria de Estado e Saúde Pública (Sespa), administrado pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência e Instituto Francisco Perez, sob a direção geral do Padre João Pilotti.

O local é amplo, o que possibilita a realização de várias atividades médicas e de entretenimento para as crianças e adolescentes. O abrigo possui dormitórios, berçários, refeitório, piscina coberta para atividades terapêuticas aquáticas, área de lazer, salas de atividades para a realização das terapias, farmácia e consultórios da equipe psicossocial e de escuta qualificada.

Instituto Pobres Servos da Divina Providência - IPSDP
Instituição sem fins lucrativos, fundada em 02 de janeiro de 1962, foi inspirada nos ideais do fundador da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, São João Calábria. Desenvolve trabalhos na área de assistência social e educação, estabelecidas em três níveis de Proteção Social: Básica, Especial de Média Complexidade e Especial de Alta Complexidade.

Primeira Infância Presidente do TCE PA e coordenador do Programa Primeira Infância visitam Abrigo em Belém 1

Primeira Infância Presidente do TCE PA e coordenador do Programa Primeira Infância visitam Abrigo em Belém 2

Primeira Infância Presidente do TCE PA e coordenador do Programa Primeira Infância visitam Abrigo em Belém 4.1

Primeira Infância Presidente do TCE PA e coordenador do Programa Primeira Infância visitam Abrigo em Belém 3.1

Primeira Infância Presidente do TCE PA e coordenador do Programa Primeira Infância visitam Abrigo em Belém 5.1

Primeira Infância Presidente do TCE PA e coordenador do Programa Primeira Infância visitam Abrigo em Belém 6.1