TCE-PA apoia o Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue

A Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), destaca a importância do Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue, que será realizado no sábado (02), com o objetivo de conscientizar a todos sobre medidas de prevenção e eliminação do mosquito Aedes Aegypti.

O TCE-PA apoia esta causa e busca orientar melhor seus servidores e membros em relação aos cuidados para a prevenção da doença.

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, é uma doença infecciosa febril aguda, que acomete vários sistemas e que pode apresentar diversas manifestações clínicas, podendo parte dos pacientes evoluir para formas graves, e inclusive a óbito. Não existe, até o momento, um medicamento específico para o tratamento.

Contribuem para o grande número de casos da doença, as mudanças climáticas, com aumento das temperaturas e pluviosidade que favorecem a proliferação do mosquito.

SINTOMAS

Os principais sintomas da dengue incluem febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC), dor de cabeça, mal-estar, mialgias, artralgias e dor retro orbitária. Falta de apetite, náuseas e vômitos podem estar presentes, assim como a diarreia. O exantema ou vermelhidão no corpo, ocorre aproximadamente em 50% dos casos, atingindo face, tronco e membros.

Em casos de evolução para quadros mais graves, os sinais de alerta incluem: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos no corpo, hipotensão postural ou desmaios, aumento do tamanho do fígado, sangramentos de mucosa, letargia e/ou irritabilidade.

É preciso ter atenção especial em relação a idosos, crianças e gestantes cujos sinais e sintomas podem ser inespecíficos e de mais difícil diagnóstico e confundidos com outras doenças destas fases, deste modo a história de sangramentos ou febre devem ser sinais de alerta. 

ATENÇÃO A OUTRAS DOENÇAS COM SINTOMAS SIMILARES

A dengue é um grande desafio, pois se confunde com outras viroses da época, com um padrão sazonal, de clima quente e chuvoso, quando se faz necessário o diagnóstico precoce.

Nessa perspectiva, o reconhecimento dos sinais de alarme da dengue é muito importante, uma vez que norteiam os profissionais de saúde no momento da triagem, no monitoramento minucioso da evolução clínica e nos casos em que a hospitalização se faz necessária.

Como diagnósticos diferenciais de outras viroses temos: enteroviroses, influenza, covid-19, hepatites virais, malária, febre tifoide, outras viroses respiratórias. Além de outras arboviroses urbanas, transmitidas pelos mesmos mosquitos, como a Chikungunya e Zika.

PREVENÇÃO

A prevenção ainda é a melhor forma de combater a doença. Algumas atitudes simples podem salvar vidas, veja como você pode ajudar a combater a proliferação da dengue:

  • Não acumular água em recipientes diversos como pneus, baldes, lajes etc.;
  • Vedar caixas d’água e tonéis;
  • Limpar calhas e colocar areia em vasos de plantas;
  • Instalar telas em portas e janelas;
  • Usar repelente e mosquiteiro;
  • Adicionar corretamente o lixo em sacos plásticos;
  • Receber a visita do agente de saúde;
  • Participar de campanhas de conscientização;
  • Denunciar focos de mosquito da dengue para

Ressalta-se que o local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, coloca os seus ovos.

VACINA

Como medida adicional e preventiva, o desenvolvimento de uma vacina segura e eficaz contra os 4 sorotipos virais da dengue é um passo necessário para ampliar as medidas efetivas relacionadas ao controle da doença.

A ordem de distribuição das doses de vacina nos municípios foi definida seguindo três parâmetros. O primeiro é o rankeamento das Regiões de Saúde e Município, o segundo é o quantitativo de doses necessários para a população-alvo conforme a disponibilidade de doses e o terceiro é o cálculo do quantitativo total de doses entregue em apenas uma remessa ao município. O Pará ainda não é um dos estados contemplados com a distribuição de doses da vacina no serviço público, que ainda se encontra em produção limitada.

As ações de controle e prevenção da dengue contribuem para a redução da incidência, hospitalização e mortes pela doença, cujo impacto na saúde pública é elevado, com prejuízos econômicos decorrentes do absenteísmo no trabalho, dos gastos com a assistência aos pacientes e com mortes prematuras.

Com informações da CSQ