Membros e servidores do TCE-PA prestigiam palestra sobre educação financeira

Membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) prestigiaram a palestra “Liberdade Financeira: Construindo Riqueza”, ministrada nesta sexta-feira (1°) pelo educador financeiro, Ailton Ramos Corrêa Júnior, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no edifício-sede da Corte de Contas Estadual, em Belém. A intenção foi proporcionar aos participantes as orientações para o gerenciamento eficiente das finanças pessoais, assim alcançando o equilíbrio financeiro.

A abertura do evento foi conduzida pela Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes. “O tema escolhido “Liberdade Financeira - Construindo Riqueza” representa a preocupação e a responsabilidade deste Tribunal com a conscientização da educação financeira dos nossos membros e servidores. É muito importante para todos nós, pois também se trata de sustentabilidade”, disse a Presidente.

Na ocasião, a Presidente Rosa Egídia recebeu o convite para a cerimônia de posse do palestrante Ailton Ramos Corrêa Júnior na presidência do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPA), a ser realizada no próximo dia 12 de março. O facilitador também é professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

“Educação financeira é consciência e não privação”, pontuou o palestrante, ressaltando, em seguida, que a organização financeira se inicia no lar, com cônjuge e filhos, priorizando as necessidades e não os desejos.

O professor listou ainda algumas dicas para casos de crise financeira: colocar tudo na “ponta do lápis”, cortar gastos desnecessários, cortar os desejos, e negociar as dívidas priorizando as que tem maior taxa de juros.

A palestra abordou como temas o orçamento pessoal; benefícios e riscos do crédito; investimentos conscientes; previdência social e complementar; planejamento para emergências; dicas práticas para economizar e desenvolvimento de hábitos financeiros sustentáveis.

A ação foi realizada pela Presidência do TCE-PA, por meio da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), e contou com a presença do Conselheiro Substituto Julival Rocha, de secretários da unidades e servidores em geral.

WhatsApp Image 2024 03 01 at 14.46.08

WhatsApp Image 2024 03 01 at 14.47.14

 

WhatsApp Image 2024 03 01 at 14.48.50

WhatsApp Image 2024 03 01 at 14.59.16