Palestra sobre construção de equipes de alta performance capacita lideranças do TCE-PA

Conselheiros, secretários, subsecretários, procuradores, subprocuradores, secretários de representação, diretores, coordenadores, controladores, gerentes e substitutos e assessores técnicos em posição de chefia, participaram da palestra “Os papéis e desafios dos líderes na construção de equipes de alta performance”, realizada na manhã desta quarta-feira (6), no auditório Ministro Elmiro Nogueira, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), em Belém.

Em seu pronunciamento para a abertura da palestra, a Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, do TCE-PA, ressaltou a importância do momento. “Hoje, inauguramos mais um ciclo importante na área da educação e desenvolvimento deste Tribunal, dando início, com essa valiosa palestra, às ações de 2024 de implantação do Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Lideranças e Gestão do Tribunal de Contas do Estado”.

Também prestigiaram a palestra o Conselheiro e Vice-Presidente,Fernando Ribeiro, e os Conselheiros Lourdes Lima, Cipriano Sabino, e Luis Cunha, e os Substitutos Julival Rocha e Daniel Mello.

A diretora Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), Carmen do Carmo, enfatizou que “este programa foi meticulosamente elaborado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, com destaque para a Coordenadoria de Desenvolvimento de Competências, e representa um marco importante para o desenvolvimento da governança institucional”.

A palestra foi ministrada pelo professor Cláudio Queiroz, especialista em Recursos Humanos, Marketing e Planejamento Estratégico. “Um líder eficaz é aquele que faz permanentemente um diagnóstico sobre o que está acontecendo. Estudos mostram o papel da liderança em elevar o nível de motivação, comprometimento, engajamento, bem-estar e clima organizacional”, explicou o professor, para em seguida pontuar que “Nosso maior desafio é ter um olhar diferenciado para a realidade que nos cerca”.

O professor Cláudio Queiroz acrescentou ainda que a liderança tem como atribuição elevar o nível de autonomia da equipe e preparar a equipe e a organização para um futuro que ainda não chegou.

Com apresentação dinâmica, possibilitando a interação entre os participantes, e reflexões acerca da temática abordada em vídeos, o evento promoveu um intercâmbio de ideias e experiências, visando o alcance de resultados, reforçando o compromisso da Corte de Contas no aprimoramento profissional.

 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 09.36.34

 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 09.36.34 1

 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 09.36.35 1

 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 09.36.35

 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 09.36.34 2

 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.23.56

 

WhatsApp Image 2024 03 07 at 10.31.06