Conselheiros do TCE-PA participam do Congresso “O Ministério Público e a COP 30: Perspectivas e Desafios”

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, e a Conselheira Daniela Barbalho integraram a mesa oficial de abertura do Congresso “O Ministério Público e a COP 30: Perspectivas e Desafios”, na última quinta-feira (7), no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém. O Conselheiro Vice-Presidente da Corte de Contas, Fernando Ribeiro, também prestigiou o evento.

 

O Congresso teve como objetivo debater as estratégias para a redução das emissões de gases do efeito estufa e mitigar os impactos das alterações climáticas, com foco em áreas de interesse público, como saúde, alimentação e moradia.

A realização foi do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), em parceria com a Associação dos Membros do Ministério Público do Estado do Pará (AMPEP) e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), marcando o início das atividades preparatórias para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em novembro de 2025.

 

O Tribunal, como instituição do controle externo, acompanha as discussões sobre sustentabilidade, bioeconomia e a importância da floresta em pé e o papel da Corte de Contas dentro de sua competência nesse cenário.

Sustentabilidade
O TCE-PA criou em janeiro deste ano a Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente que será responsável pelas ações realizadas pelo Tribunal, tanto no âmbito interno quanto no externo, dedicadas à promoção da sustentabilidade e à preservação do meio ambiente, sob a coordenação da Conselheira Daniela Barbalho.

Reunião Extraordinária
Pela parte da manhã, a Presidente Rosa Egídia, o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro e a Conselheira Daniela Barbalho participaram da 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), conduzida pelo Presidente do CNPG, Procurador Geral de Justiça César Mattar Jr.

Na ocasião, foi debatida a importância da defesa do meio ambiente e a necessidade de aprimorar, cada vez mais, a atuação do Ministério Público brasileiro nessa área.

Além dos integrantes do Colegiado, a reunião contou com a presença do Procurador da República, Sílvio Amorim, que representou o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e do Governador do Estado, Helder Barbalho.

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.18.21

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.21.02

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.21.01

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.22.09 1

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.22.09 2

WhatsApp Image 2024 03 11 at 14.22.09