Concessão e prestação de contas de Suprimento de fundos é tema de capacitação de servidores estaduais

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), através da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), realizou, na manhã desta quinta-feira (14), um treinamento sobre suprimento de fundos voltado para os Coordenadores das Usinas da Paz, vinculadas à Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

A ação educativa também contou com a parceria da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), tendo a participação da diretora da Escola Fazendária, Ana Cristina Viana; da coordenadora do Programa Educação Fiscal, Zilda Benjamim; e do gerente fazendário João luíz Lopes Soares.

A apresentação da temática foi conduzida pela Secretária de Controle Interno (Secin) do TCE-PA, Andréa Xerfan, que abordou as principais etapas envolvidas nos processos de concessão, execução e prestação de contas de Suprimento de Fundos. 

Os pontos essenciais como a atenção aos prazos de aplicação de recursos e da prestação de contas, dentre outros, foram abordados por meio de metodologia ativa.

O objetivo foi orientar os responsáveis dos equipamentos quanto aos procedimentos adequados para execução de despesas por meio de suprimento de fundos. Com as orientações a expectativa é aprimorar os procedimentos adotados para a correta utilização dos recursos públicos, bem como para a sua Prestação de contas.

Renato Ferreira é coordenador geral da Usina da Paz-Guamá, equipamento que em 2023 realizou 142 mil atendimentos à população do bairro do município de Belém, e creditou o momento como bastante proveitoso. “É uma qualificação do corpo técnico que atua nas usinas, pois temos a obrigação de ter esse conhecimento e ainda multiplicar às equipes”, disse.

WhatsApp Image 2024 03 15 at 12.10.23

WhatsApp Image 2024 03 15 at 12.10.24 1

WhatsApp Image 2024 03 15 at 12.11.57 1