Dia Nacional da Biblioteca: mais de 8 mil obras compõem acervo da Biblioteca Ministro Benedicto Frade

Nesta terça-feira, 9, celebra-se o Dia Nacional da Biblioteca, em razão do Decreto Nº 84.631, da Presidência da República, de 9 de abril de 1980.

Com acervo de mais de oito mil obras de diversas áreas do conhecimento, a Biblioteca Ministro Benedicto Frade, do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), em Belém, está aberta à comunidade, disponibilizando um espaço para leitura e pesquisa e acesso à internet.

Alunos das redes pública e privada de ensino, acadêmicos e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento humano podem acessar o acervo de 8.222 títulos cadastrados na Biblioteca Ministro Benedicto Frade, que funciona no edifício-sede do TCE-PA. As publicações são mantidas com doações, convênios com outras instituições e aquisições feitas pelo próprio Tribunal.

A Biblioteca Ministro Benedicto Frade possui obras nas áreas de Administração, Direito, Contabilidade, Auditoria e Controle Externo, entre outros temas, incluindo livros, periódicos (impressos e on-line), além de ofertar serviços de empréstimos, consulta, pesquisa bibliográfica e acesso por meio digital.

O espaço disponibiliza aos usuários da unidade a digitalização, impressão de documentação institucional, pesquisas na Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) e na Plataforma Digital Fórum, possuindo ainda convênio com o Instituto Rui Barbosa (IRB).

A servidora Cláudia Nilene de Moura, coordenadora da Biblioteca, destaca alguns dos títulos mais procurados.

O livro Introdução à Teoria Geral da Administração - Sétima Edição, Totalmente Revista e Atualizada, de Idalberto Chiavenato, é destinado aos estudantes de Administração e a todos aqueles que necessitam de uma base conceitual e teórica indispensável à prática administrativa.

Já a obra Auditoria Operacional e de Gestão, de Antônio de Loureiro Gil, abrange os conceitos e práticas de auditoria ao alcance de todos os profissionais da organização. A obra estrutura atividades e apresenta as técnicas de auditoria que devem ser praticadas pelos executivos e funcionários de todas as entidades públicas e privadas.

Histórico

A Biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Pará, foi criada em novembro de 1970, instalada no prédio sede do Palácio Inocêncio Serzedello Corrêa, por meio da Resolução nº 15.766 de outubro de 1998, passou a ser denominada de “Ministro Benedicto de Castro da Silveira Frade".

Doação

Na Corte de Contas, a Biblioteca Benedicto Frade coordena a campanha de arrecadação de livros no TCE-PA, buscando sensibilizar os membros e servidores do Tribunal a doarem livros em bom estado. As obras recebidas são destinadas aos projetos “Maré do Saber”, da Marinha do Brasil; “Doe Livros, Doe Conhecimento”, da Imprensa Oficial do Estado, e às Usinas da Paz durante as edições do Projeto TCE Comunidade.

Serviço:
Biblioteca Ministro Benedicto Frade

Local: Edifício-Sede do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) – Tv. Quintino Bocaiúva, 1585, bairro: Nazaré, Belém - PA.

Horário de funcionamento: das 8h às 14h. de segunda-feira à sexta-feira (exceto feriados).

 

bibliotecaC09.04.2024

bibliotecaD09.04.2024

bibliotecaB09.04.2024

bibliotecaA09.04.2024

bibliotecaE09.04.2024

bibliotecaF09.04.2024

Entrada Franca.