Sessão Plenária: Devoluções ao erário e Cartilha Antirracista são destaques

Na sessão plenária de terça-feira, 28, foi determinada a devolução de R$ 172.335,56 no julgamento de uma prestação de contas e uma tomada especial. O valor deverá ser atualizado e acrescido de juros até o efetivo recolhimento. Os gestores responsabilizados deverão ainda arcar com multas pelas irregularidades detectadas.

Racial - Nesta terça-feira, a equipe do projeto Letramento Racial: como forma de combate ao racismo, do Centro de Ciências Jurídicas, da Universidade Federal do Pará, esteve na sessão plenária do TCE-PA para reforçar o apelo da segunda edição da Cartilha Antirracista em prol da igualdade racial, lançada no dia 10 de maio, durante a apresentação do Pacto Interinstitucional Pró-Equidade de Raça no Pará, no TCE.

A Cartilha aborda conceitos como letramento racial, além de levantar questões como “Por que é necessária uma educação antirracista?” e trazer as legislações pertinentes, os intelectuais negros (as) que precisam ser conhecidos e as obras básicas para iniciar o letramento racial.

A Conselheira Presidente do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino C. Lopes, elencou os frutos da parceria com o TCE e demais instituições. “Fomos surpreendidos com a adesão das entidades parceiras. A Cartilha foi o primeiro produto das muitas parcerias institucionais do TCE-PA”, disse a Conselheira.

Na quarta-feira, 29, a Cartilha também será apresentada pela Procuradoria do TCE às instituições integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública, que congrega 15 organizações.
O Conselheiro Luís Cunha elogiou a iniciativa da Cartilha e parabenizou os envolvidos pelo brilhante trabalho.

A coordenadora do projeto Letramento Racial, professora Sandra Suely Guimarães, destacou o valor da parceria com o TCE-PA no combate ao racismo. “É importante construirmos pontes e derrubarmos muros, e essa parceria com o respaldo do Tribunal é de suma importância para nós, não só na impressão das cartilhas como foi feito, mas também por termos a certeza de que esse pacto pró-equidade racial, ele vai produzir frutos e já está produzindo”, declarou Sandra Suely.

Congratulações - Durante a sessão, foram aprovados votos de parabéns e felicitações para a mais nova Conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará, Ann Pontes, empossada recentemente no cargo em cerimônia na sede daquela Corte de Contas.

 

antirracistaH04.06.2024

antirracistaG04.06.2024

antirracistaF04.06.2024

antirracistaE04.06.2024

antirracistaD04.06.2024

antirracistaC04.06.2024

antirracistaB04.06.2024

antirracistaA04.06.2024