Doar sangue é alimentar a vida. Para estimular esse ato de solidariedade, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) uniu forças com a Fundação Hemopa para mais uma campanha de doação de sangue nesta sexta-feira, 7, no Largo do Redondo, próximo ao edifício-sede da instituição de controle.
A campanha mobilizou servidores e comunidade do entorno que se disponibilizaram em colaborar com a causa indo à Unidade Móvel do Hemopa, onde estava sendo realizada a captação de doadores. A expectativa era receber de 80 a 100 pessoas, público médio registrado nas campanhas anteriormente realizadas pelo Hemopa e TCE-PA.
O Conselheiro Corregedor Luís Cunha participou da campanha, ele que há mais de vinte anos não doava sangue. “Eu acho muito importante a cultura que a gente tem que ter de ser solidário com o gesto de amor de doar sangue para quem precisa. Confesso que fiquei muito tempo afastado, sem tomar essa decisão de doar sangue e me arrependo. Já fui doador quando jovem. Tomei a decisão no dia de ontem que hoje eu faria isso. Compareci aqui e vou fazer a doação e está fazendo muito bem pra mim, bem pra minha alma. Acredito que é um incentivo para quem ainda não tem a coragem de tomar essa atitude de doar sangue porque você está ajudando a salvar vidas. Parabéns a todos que puderam no dia de hoje fazer a doação de sangue para ajudar pessoas que estão precisando deste gesto de amor”, disse o Conselheiro Corregedor.
A servidora Beatriz Velasco ficou sabendo da campanha ao ver os preparativos na quinta-feira, 6. Esta foi a primeira vez que ela participou de uma ação solidária do TCE e Hemopa. “Ano passado minha mãe precisou de sangue e os estoques são bem baixos. Ainda mais para o tipo dela, que é mais raro. Então, eu vi o quanto é importante fazer este gesto, mesmo com um pouco de medo”, confidenciou a jovem.
A também servidora Lohane Coelho doa sangue há mais cinco anos. Ela soube da campanha ao ver a notícia no Portal do TCE. Fazia um tempo que estava querendo doar sangue de novo, mas não tinha tempo, e quando soube da campanha, logo se preparou. “É muito importante. Eu tenho esse costume de doar sangue. Na primeira vez, o que me fez doar foi quando o pai de uma amiga que estava internado precisava de sangue e o quanto o ato que não custa tanto é tão importante para a vida das pessoas. A partir disso, eu comecei a me tornar uma doadora de sangue”, revelou Lohane.
Para a assistente social da gerência de captação de doadores do Hemopa, Camila de Miranda Medina, a parceria com o TCE é sempre muito positiva. “Não é uma causa só do Hemopa. É de todas as instituições. Ficamos muito felizes quando conseguimos que abrem as portas para nós, que nos dão as mãos e que a gente consegue realmente trabalhar em parceria como nessa campanha, incluindo servidores, comunidade como um todo”, comentou Camila.
Os que não participaram da campanha do TCE e Hemopa podem procurar as unidades da Fundação localizadas na avenida Serzedelo Corrêa (sede), no shopping Castanheira e no shopping Metrópole (Ananindeua) de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados e domingos, a partir das 8h até as 15h.