Membros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) assistiram a apresentação das atividades da Companhia de Gás do Pará na manhã desta segunda-feira (24), realizada no auditório Ministro Elmiro Nogueira, no edifício-sede da Corte de Contas, em Belém.
Estavam presentes a Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes, o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro, a Conselheira Lourdes Lima, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha, o Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira e o Conselheiro Substituto Julival Rocha. Também estavam presentes o Subprocurador Stanley Botti e o Procurador de Contas Patrick Bezerra, do MPC-PA.
A apresentação da Companhia de Gás do Pará foi conduzida pelo Diretor Presidente Fernando Flexa Ribeiro, acompanhado do Diretor Administrativo e Financeiro, André Macedo; e do Diretor Técnico Comercial, Paulo Guardado.
A Companhia de Gás do Pará é responsável pela operação e manutenção do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN), de onde será distribuído o gás natural por meio de gasodutos.
É uma distribuidora de economia mista, tendo o Estado como acionista controlador e participação da iniciativa privada, sendo responsável pelo serviço de distribuição e movimentação de gás natural no Estado. O gás natural é distribuído a partir do sistema localizado em Barcarena, região do Tocantins, inicialmente para clientes do segmento industrial.
“Hoje apresentamos aos conselheiros a Gás do Pará desde sua criação em 2006 até a sua entrada em funcionamento em 2024. Foi uma trajetória buscando o fornecimento do gás e que hoje é uma realidade. E em 2025, estaremos com o gás veicular que será disponibilizado aos taxistas, aos operadores de aplicativos e para proprietários de veículos que queiram fazer esta conversão para uma matriz energética mais limpa e mais rentável”, informou o Diretor Presidente.
Sediada em Barcarena, a Companhia recebe o gás natural da New Fortress Energy, que faz o beneficiamento e distribui pelos seus gasodutos. A empresa Alunorte é a primeira cliente da Companhia que irá receber o gás natural através da central de distribuição.