Feira Agroecológica e de Artesanato atrai servidores do TCE-PA e do MPC-PA

Um público formado por servidores e prestadores de serviço do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) prestigiou a edição de agosto da Feira Agroecológica e de Artesanato, realizada pela Corte de Contas com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) nesta sexta-feira, 23, no estacionamento do Tribunal.

A servidora do TCE-PA Ely Farias adquiriu frutas e hortaliças na Feira. “Facilita a nossa vida adquirir esses produtos aqui, além de que são produtos muito bons e de qualidade”, enfatiza.

As frutas adquiridas pela servidora Ely Farias vieram da propriedade do casal Raimunda Clea e Adilson de Deus, localizada na Comunidade Quilombola Boa Vista do Itá, em Santa Izabel do Pará. Os produtores trabalham com a ajuda dos filhos de 22 e 27 anos, nas lavouras da fruticultura e da mandiocultura.

“Vivemos exclusivamente do campo há 18 anos. A agricultura familiar é o nosso norte, de onde tiramos o sustento da família, construímos nossa casa, adquirimos veículo. Há mais de 10 anos, contamos com a assessoria dos técnicos da Emater desde o preparo da terra, passando pela produção, com sementes selecionadas e outros insumos melhorados geneticamente. Nossos produtos são livres de agrotóxico”, conta a agricultora.

A comercialização na Feira realizada no TCE, da qual participam há aproximadamente dois anos é elogiada por Raimunda Cléa. “Essa é a melhor feira em que participamos. Aqui trazemos mais produtos e vendemos tudo, a aceitação é de 100%, o que acrescenta em 80% a nossa renda familiar”, destaca a agricultora que tem como expectativa comercializar cacau e açaí que já começaram a ser plantados em sua terra.

Participaram da Feira 35 expositores de quatro municípios da Região Metropolitana de Belém, além de Bragança e Mãe do Rio. Estiveram em exposição e comercialização produtos hortifrutigranjeiros, mel e derivados, queijos e demais iguarias da cultura regional, além de itens artesanais como biojoias, acessórios de uso pessoal e doméstico, de decoração e ainda cosméticos.

O evento faz parte do calendário institucional sob a organização da Secretaria de Gestão de Pessoas, através da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida, e está de acordo com as diretrizes do Plano de Logística Sustentável da Corte de Contas, que visa promover um ambiente de trabalho adequado ao quadro funcional com o incentivo à prática de hábitos sustentáveis.

 

feiraagroA23.08.2024

feiraagroB23.08.2024

feiraagroC23.08.2024

feiraagroD23.08.2024

feiraagroE23.08.2024