Curso apresenta técnicas de gerenciamento de risco

Servidores representantes de todas as áreas do TCE-PA participaram até quinta-feira, 29, do curso Gestão de Riscos Aplicada ao Setor Público, na Sala de Aula Professor Marco Pontes, da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).
 
Idealizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, com o apoio da Ecav, o curso apresentou metodologias de implementação prática da gestão de riscos no TCE-PA, no intuito de institucionalizar o sistema de gestão de riscos e subsidiar a tomada de decisão organizacional, assegurando o cumprimento dos objetivos estratégicos e agregando valor por meio da melhoria contínua dos processos.
 
A ação educacional, que começou na última segunda-feira, 26, teve como facilitador o auditor Leonel Santos Medeiros Rabello Mendes, professor da Universidade da Amazônia (Unama) e ex-conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA). 
 
De acordo com Leonel, a gestão de risco é um elemento importante quando se busca a eficiência, a efetividade e a eficácia do organismo público. “Existe uma relação direta em relação a esse modelo em que a gente leva para a sociedade. Um valor agregado, uma resposta a todo processo de constituição dela. A gestão de risco favorece hoje a Administração Pública na mensuração de como atender cada vez mais aos anseios do nosso principal beneficiário das ações públicas que é o cidadão”, detalhou.
 
Segundo o facilitador o curso teve como proposta levar para o público interno do TCE-PA “o primeiro momento de iniciar uma maturidade em relação à gestão de risco. Levar os conceitos iniciais e a prática de como cada unidade, cada departamento, cada pessoa, cada indivíduo consegue efetivamente, através de suas atitudes, impactar no comportamento e consequentemente na cultura da instituição”, disse.
 
Entre os temas em destaque da capacitação estiveram o overview da governança aplicada ao setor público, a gestão de riscos e seu propósito, a elaboração da Política de Gestão de Riscos, o processo de gestão e a metodologia ISO 31.000.
 
 riscosB02.09.2024
 riscosA02.09.2024
 
riscosC02.09.2024
 
riscosD02.09.2024
 
riscosE02.09.2024
 
riscosF02.09.2024