Um momento especial para orar e celebrar a chegada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Assim foi o Rito da Bênção realizado na segunda-feira, 7, com a visita da Imagem Peregrina ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA).
Novas preces, pedidos de bênçãos e aclamações à Padroeira dos Paraenses marcaram a celebração, tradicionalmente realizada envolvendo as duas instituições.
A Imagem Peregrina foi recebida em meio a homenagens ao som da banda de música da Polícia Militar, sendo conduzida até ao estacionamento do Anexo IV – edifício Auditor Benedito Nunes pelos Conselheiros do TCE-PA.
Emoção e fé fizeram do Rito da Bênção uma ocasião única para se renovar os votos de fidelidade a Deus, agradecer e pedir proteção ao Criador por meio da Virgem Maria.
Estiveram presentes a Conselheira Presidente do TCE-PA Rosa Egídia Crispino C. Lopes, o Conselheiro Vice-Presidente Fernando Ribeiro, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha, a Conselheira Lourdes Lima, Conselheiro Cipriano Sabino e a Conselheira Daniela Barbalho. Também participou do evento religioso o Procurador-Geral de Contas Stephenson Victer.
Celebrado pelo reitor da Basílica Santuário, o padre barnabita Padre Francisco Maria Assis, o Rito trouxe aos seus participantes a mensagem da perseverança na oração para se estar sempre na companhia do Senhor e assim superar os obstáculos que a vida oferece.
O Evangelho de Matheus (Mt 6,7-15) apresentou a passagem na qual Jesus ensina aos seus discípulos como orar, sem usar muitas palavras e de forma direta a Deus, dando origem à oração do Pai Nosso.
Segundo o padre Francisco Maria Assis, o Rito da Bênção de 2024 ocorreu em uma data muito importante, o Dia de Nossa Senhora do Rosário, conclamando todos para a prática de uma das devoções mais importantes do catolicismo, o rosário mariano.
“Não se descuidem da oração pessoal. Quanto mais cuidamos da oração pessoal, mais crescemos espiritualmente. A oração é uma higiene espiritual muito importante e o Santo Terço rezado com atenção é uma recitação maravilhosa”, aconselhou o sacerdote.
Após a bênção final, a Imagem Peregrina seguiu para o MPC-PA e posteriormente à Presidência do TCE-PA.