Na primeira sessão plenária de 2025, ocorrida na terça-feira, 7 de janeiro, foram apreciados e julgados 27 processos, entre atos para fins de registro como concessões de aposentadorias, admissão de pessoal e reforma. Prestações e tomadas de Contas, além de uma representação, também foram julgadas pelo Tribunal Pleno.
Durante a pauta administrativa, a Conselheira Presidente Rosa Egídia Crispino C. Lopes propôs votos de felicitações à Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) pelo aniversário de 107 anos de criação da entidade, celebrado no dia 6 de janeiro. .
Conselheira Lourdes Lima parabenizou a Presidência e os demais membros da mesa diretora do Tribunal de Contas pelo retorno das sessões plenárias após o recesso regimental. Ela também felicitou os atuais dirigentes do TCE-PA pelos excelentes resultados alcançados pela instituição em 2024, incluindo a conquista pela segunda vez consecutiva do selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, mantido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). A decana da Corte de Contas desejou um 2025 repleto de sucesso para os próximos gestores do Tribunal, que tomarão posse no próximo dia 31 de janeiro.
Futuro Presidente do TCE-PA, Conselheiro Fernando Ribeiro fez a proposição de encaminhamento de votos de congratulações ao escritor Marcelo Rubens Paiva, ao cineasta Walter Salles e à atriz Fernanda Torres pela criação do filme “Ainda estou aqui”.
A obra conta a história do ex-deputado federal Rubens Paiva e de sua família pouco depois de retornarem para o Brasil após o autoexílio em 1964 devido à cassação de seu mandato pelo Ato Institucional Nº 1. Em janeiro de 1971, Rubens Paiva foi sequestrado, torturado e assassinado nos porões do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) no Rio de Janeiro pela ditadura militar brasileira.
O Pleno aprovou a proposição à unanimidade.