A Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes esteve presente no lançamento do movimento “Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30”, realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em programação nesta quarta-feira, 5, no Auditório Benedito Nunes, campus do Guamá.
Debates, exposições científicas e convidados de diferentes regiões do Brasil compareceram ao lançamento do evento, que tem como proposta sensibilizar a comunidade acadêmica da UFPA e promover o protagonismo das vozes amazônicas no contexto das mudanças climáticas.
“Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30” nasce também com o objetivo de consolidar, sistematizar, expandir e divulgar ações científicas e socioambientais relacionadas ao tema, já implementadas pela comunidade universitária.
A proposta de mobilização pretende fortalecer o debate sobre as alterações climáticas experimentadas na atualidade com diferentes grupos sociais, movimentos populares e instituições da região amazônica, destacando as particularidades locais nas soluções globais que serão discutidas na conferência.
Entre os convidados estiveram lideranças indígenas, quilombolas e representantes da sociedade civil organizada.