Foi realizada nesta terça-feira (25) a primeira edição do ano da Feira Agroecológica do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).
Prestigiada por membros e servidores do Tribunal e do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), a edição contou com 19 expositores da Região Metropolitana de Belém, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará).
Trabalhando há seis com artesanato, sua única fonte de renda, Alessandra Oliveira, 53 anos, elogiou a feira realizada no Tribunal. “Já faço exposição de meu trabalho aqui e gosto muito, pois o público prestigia e compra nossos produtos”.
A artesã trouxe para comercialização acessórios e enfeites de casa confeccionados com a técnica do crochê, como brincos, imagens religiosas, como a de Santo Antônio e de Nossa Senhora de Aparecida e imagens de personagens do folclore como a iara e o curupira, entre outros, uma estratégia antecipada, segundo Alessandra, para atrair os turistas da COP-30, evento mundial sobre mudanças climáticas que ocorrerá em novembro deste ano, em Belém.
Foram disponibilizados para comercialização ainda frutas, hortaliças, legumes livre de agrotóxicos, queijos, mariscos e derivados da mandioca, entre outras iguarias produzidas por pequenos agricultores.
Foi possível adquirir ainda biojóias, peças confeccionadas a partir de insumos da natureza como sementes, cascas, folhas e caroços.
A ação já faz parte do calendário de eventos realizados pelo Tribunal, sob a organização da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP).
Amanhã, quarta-feira, 26, será realizada a Feira de Variedades, no estacionamento do TCE-PA, a partir das 8 horas.