A Secretaria da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav) esteve reunida nesta terça-feira, 18, com representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), diretores e professores das unidades da rede pública de ensino estadual e diretores regionais do sistema educacional. O encontro foi realizado no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA).
Durante a reunião, conduzida pela secretária da Ecav, Maria do Carmo Sousa, foram apresentados os objetivos do Programa TCE Cidadão aos participantes, bem como elaborado o cronograma das ações do Projeto TCE Cidadão nas Escolas na Região Metropolitana de Belém para o ano de 2025. Dezesseis escolas foram indicadas pela Seduc para participar do projeto neste ano.
Criado pelo TCE-PA por meio da Resolução 18.136/2011, o TCE Cidadão nas Escolas tem como missão potencializar o fomento ao controle social sobre a correta aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma sociedade mais justa e democrática ao levar informação ao ambiente escolar sobre o funcionamento da administração pública.
O professor de sociologia, Marco Carrera, da Escola Cornélio de Barros, na Marambaia, acredita nos bons frutos que o TCE Cidadão pode proporcionar para os seus alunos. “Vamos dialogar e desenvolver um processo educativo na comunidade escolar, no sentido de desenvolver cada vez mais a participação, o acompanhamento e também o controle social sobre as ações públicas, sobre os recursos públicos que nós manuseamos, administramos, gerenciamos na escola. E isso se faz importante porque, geralmente, os recursos são poucos, as demandas sempre crescentes, com grande necessidade de adaptar a escola a essa nova realidade”, disse o professor.
A secretária da Ecav, Maria do Carmo Sousa, enfatiza o papel do projeto como um instrumento de cidadania.
“Quando executamos este projeto, os cidadãos passam a conhecer o tribunal e a reconhecer sua importância para o desenvolvimento e a efetivação do controle social", concluiu.