O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), por meio da Secretaria da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), reuniu representantes da área do desporto estadual, signatários do Pacto de Interinstitucional Pró-Equidade Racial, nesta quarta-feira, 26, com o objetivo de alinhar ações conjuntas de enfrentamento ao racismo no Pará.
Durante a reunião do Grupo de Trabalho 2 (GT2), foi apresentada aos representantes da Federação Paraense de Futebol (FPF), Clube do Remo, Paysandu Sport Club, Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) e Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) a proposta da Jornada de Boas Práticas Pró-Equidade Racial 2025.
O intuito do evento, previsto para ser realizado em outubro, é proporcionar às instituições assinantes do Pacto a oportunidade de compartilhar suas ações em prol da promoção da equidade racial, além de estimular alianças estratégicas para fortalecer ações voltadas à redução das desigualdades raciais no âmbito do Pacto.
“O objetivo desta reunião é traçar ações do Pacto, e sabemos que o futebol é um dos maiores meios de interação social no Brasil e no mundo. Por isso, a contribuição de todos aqui é essencial para nos comunicarmos com a sociedade”, pontuou a secretária da Ecav, Maria do Carmo Sousa.
O momento possibilitou partilhar ideias e experiências, reforçando o compromisso da Corte de Contas em fomentar a reflexão sobre a igualdade para a construção de uma sociedade mais justa e livre da discriminação racial.
O publicitário Marcelo Mendes, diretor da TV Cultura do Pará, destacou o valor da parceria interinstitucional. “Nós da TV Cultura temos uma diretoria exclusiva para discutir e desenvolver ações sociais, que é a Comunicação e Inclusão Social, e acima de tudo, o que precisamos é de ação. A nossa participação aqui é para abrir as portas para o Pacto”, disse.
Também foi ressaltado que o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial coaduna-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 18 da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
Participaram da reunião a COO do Clube do Remo, Larissa Neiva Lobato; o CEO do Paysandu Sport Club, Tiago Xerfan Bentes; o presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul; o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Rodolfo Cirino; e o diretor da TV Cultura/Funtelpa, Marcelo Mendes; além das servidoras da Ecav Elane Viera Sabba Cirino, Jozileide Fleury, Juliana Borges de Cantuária, Juliana da costa nascimento, Renata Souza, Vanessa Galvão dos Santos e a estagiária Áurea Helena Santos Duarte.