O Gabinete Militar do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) completará 13 anos de funcionamento em abril de 2025. Para celebrar o aniversário da unidade, foi organizada uma programação especial a ocorrer na próxima sexta-feira, 25, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira.
Será realizada às 9h30 a palestra “Liderança e Resiliência em Tempos de Crise: O Papel das Forças de Segurança na Proteção Institucional”, com o deputado federal Pedro Aihara.
Os servidores podem participar da programação inscrevendo-se no SIGA da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav).
Clique no link www.tcepa.tc.br/sigaacompanhamento/ e faça a sua inscrição.
Histórico - O Gabinete Militar do TCE-PA foi criado pela Lei nº 7.624/2012, na gestão do conselheiro Cipriano Sabino, para garantir a segurança institucional, proteger autoridades e gerenciar crises envolvendo o TCE-PA. Além disso, sua presença contribuiu para um ambiente mais seguro nas imediações do Tribunal.
Em mais de uma década, ampliou suas responsabilidades, investiu em tecnologia e reforçou parcerias estratégicas, garantindo maior eficiência e ajudando a reduzir ocorrências no entorno da instituição.
Disciplina, prevenção, ética e cooperação para garantir um ambiente institucional seguro e eficiente são os valores que norteiam o trabalho da unidade.
Entre os desafios enfrentados nos últimos 13 anos destacam-se a estruturação de um modelo eficiente de segurança, o acompanhamento das mudanças no cenário de segurança pública, bem como o preparo da equipe para novas ameaças.
Avanços em monitoramento, controle de acesso digital e análise de riscos melhoraram a atuação dos militares no cumprimento de sua missão.
A ideia é expandir o uso de tecnologia, fortalecer a cooperação com instituições estratégicas e a capacitação contínua do seu staff fazem parte dos planos do Gabinete Militar para os próximos anos.