Palestra sobre liderança e resiliência em tempos de crise marca aniversário de 13 anos do Gabinete Militar do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) celebrou os 13 anos do Gabinete Militar da instituição na sexta-feira, 25, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, com a palestra “Liderança e Resiliência em Tempos de Crise: O Papel das Forças de Segurança na Proteção Institucional”, proferida pelo deputado federal Pedro Aihara.

A programação foi aberta com o Coral Conselheira Eva Andersen e a Banda da Polícia Militar, que interpretaram o Hino Nacional e o Hino do Pará diante de uma plateia composta por militares da PM e do Corpo de Bombeiros, além de autoridades civis.

O conselheiro-presidente Fernando Ribeiro, em seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos no evento comemorativo. “Parabenizo a Casa Militar e agradeço à instituição Polícia Militar; parabenizo, em nome da sua chefe de unidade, a Tenente-Coronel Cristine, o Tenente-Coronel Ângelo Scotta, seu colaborador, e todos os integrantes dessa instituição — particularmente aqueles que já passaram pela função e que deram a sua contribuição no sentido de hoje termos essa estrutura aqui. A nossa presidência está aberta ao que possa colaborar no sentido da efetividade da função institucional do nosso corpo militar”, disse.

Na sequência, o deputado federal Pedro Aihara, em sua palestra, contou detalhes sobre a tragédia do rompimento das barragens de Brumadinho, em 2019, em Minas Gerais, da qual foi porta-voz pelo Corpo de Bombeiros perante a imprensa nacional. O propósito de encontrar os corpos das vítimas, mesmo com as baixas projeções de sucesso, fez com que 90% deles fossem encontrados em uma operação que se estende até os dias atuais.

Ele ressaltou que só se consegue alcançar a excelência nas iniciativas em sua totalidade se houver o domínio diário das pequenas tarefas, com o comprometimento individual de todos.

O deputado destacou a importância de saber trabalhar em equipe, bem como de ter consciência quanto ao valor de cada atitude desempenhada para o êxito de qualquer projeto.

“As grandes tragédias ocorrem por meio de detalhes. Nenhum colapso é inédito. São inúmeras pequenas situações que ocorreram antes, que antecedem e colaboram para uma ocasião crítica”, reforçou o parlamentar.

Ações simples possuem grande valor ao se considerar o conjunto de uma obra, e cada um deve estar atento não apenas para si próprio na rotina de trabalho, mas também ser vigilante com o outro. “Devemos ter responsabilidade com as nossas atividades, pois elas impactam, de alguma forma, a vida das pessoas”, completou.

Após a palestra, foi realizada homenagem aos que ocuparam a liderança do Gabinete Militar desde a sua criação, em 2012, durante a gestão do conselheiro Cipriano Sabino, bem como a diversas autoridades que colaboraram para o seu pleno funcionamento.

A unidade foi estabelecida no TCE-PA pela Lei nº 7.624/2012, a fim de garantir a segurança institucional, proteger autoridades e gerenciar crises envolvendo a Corte de Contas. Sua atuação foi decisiva para o estabelecimento de um ambiente mais seguro nas imediações do Tribunal.

Em 13 anos, teve suas responsabilidades ampliadas, investindo em tecnologia, reforçando também parcerias estratégicas e reduzindo as ocorrências no entorno da instituição.

 

militar3

militar4

militar8

militar6

militar7

militar5

militar1

militar9

militar2