O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) completa 78 anos de história, nesta terça-feira, dia 8 de julho.
Ao longo de quase oito décadas, a instituição de controle externo vem atuando de forma essencial no acompanhamento da aplicação dos recursos estaduais, de modo a melhor beneficiar o povo paraense.
Da mesma forma, o Tribunal de Contas se constitui como um dos mais importantes indutores de políticas públicas no Pará, orientando gestores e demais agentes na consecução dos objetivos da administração pública de forma ética, transparente e com eficiência.
Modernização - Ao longo de sua trajetória, o TCE-PA investiu na modernização de sua infraestrutura e na capacitação e fortalecimento do seu corpo funcional para continuar exercendo de modo tempestivo, orientador e efetivo suas atribuições garantidas pela Constituição do Estado do Pará.
Na era da tecnologia digital, o Tribunal avançou na utilização de inteligência artificial com a Plataforma açAÍ, garantindo otimização e agilidade às suas atividades institucionais.
Justiça social - Na área social desenvolveu, de forma inédita, o Pacto Interinstitucional Pró-Equidade Racial, reunindo entidades públicas e privadas em prol de uma sociedade mais justa e equânime ao defender os anseios e os direitos da população negra.
Cidadania - Em breve, o TCE-PA deverá concretizar a proposta inédita de construção coletiva de seu primeiro Plano Anual de Fiscalização (PAF), com a participação popular, por meio de consulta pública. A iniciativa comprova o papel da instituição como fomentadora do controle social, sendo um importante parceiro na estruturação social igualitária e de respeito aos direitos do cidadão comum.
Foto: Emanoel Santos