A delegação do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) teve participação de destaque nas Olimpíadas dos Tribunais de Contas – OTC Mercosul 2025, realizada no período de 24 a 31 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O evento reuniu servidores de tribunais de contas de todo o Brasil e de países vizinhos, em uma verdadeira celebração de integração, amizade e espírito competitivo.
Os atletas paraenses brilharam em diversas modalidades, conquistando medalhas e representando com orgulho o Tribunal.
Mais do que os pódios, a participação do TCE-PA foi marcada pelo companheirismo, a integração entre os servidores e o orgulho de representar a instituição. Cada medalha conquistada simboliza superação individual e coletiva, mas também reforça valores como união, disciplina e cooperação.
Integração - Na edição anterior, a OTC Jalapão 2024, a delegação já havia alcançado dez medalhas. Em 2025, os atletas do Tribunal voltaram a se destacar, confirmando que o esporte é uma poderosa ferramenta de integração e valorização do corpo técnico das instituições de controle.
A presença paraense na OTC Mercosul reforça o compromisso do TCE-PA, não apenas com o esporte, mas com a valorização das pessoas e a celebração de conquistas coletivas, em um ambiente que promove amizade, saúde e integração internacional.
Para o vice-presidente do TCE-PA, conselheiro Luís Cunha, que esteve representando o Tribunal na competição, ter a delegação da Corte de Contas presente foi um momento muito representativo.
“Nossa delegação contou com 54 atletas, 44 do TCE-PA e 10 do MPC, que deram o seu melhor em uma competição de alto nível, marcada pela participação internacional de delegações da Argentina, Paraguai e Uruguai. Foram mais de 2 mil atletas reunidos neste grande evento. Mantivemos a marca de 10 medalhas, com destaque para o ouro conquistado no Beach Tênis. A avaliação é clara: precisamos seguir avançando na qualificação dos nossos atletas, com treinamentos especializados, para alcançar resultados ainda melhores no próximo ano”, destacou.
Para as olimpíadas deste ano foram confeccionados quatro uniformes personalizados com temas que exaltam o Pará e a COP 30, que será realizada em novembro, em Belém.
O compromisso do TCE-PA é garantir a participação dos servidores, pois o esporte é fundamental para a saúde física, mental e para o fortalecimento do espírito coletivo. Além disso, é importante sempre evoluir como pessoas e como servidores públicos, oferecendo o nosso melhor à sociedade paraense.
A integração com os 33 tribunais nacionais e três internacionais foi de grande relevância. Como ocorre todos os anos, também foi realizado o Fórum Técnico, que neste ano contou com palestras do ministro do TCU, Augusto Nardes; do presidente do TCE-RS, Marco Peixoto; do presidente do TCE-PR, conselheiro Ivens Zschoerper Linhares; e do conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, do TCE-SC. O evento registrou ampla participação de conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores dos Ministérios Públicos de Contas e servidores de diversos tribunais.
“Agradecemos o apoio do presidente do TCE-PA, conselheiro Fernando Ribeiro, e do procurador-geral de Contas, Stephenson Oliveira Victer.Foram dias de competições saudáveis e integradas, que reforçaram o verdadeiro espírito olímpico. Já estamos na expectativa para o próximo ano”, concluiu o conselheiro Luís Cunha.
Confira o quadro de medalhas do TCE-PA
🥇 Medalha de Ouro
Beach Tênis Masculino Master Dupla – Marcelo Sousa, Moshe Ribeiro e Luiz Alberto.
🥈 Medalhas de Prata
Xadrez Misto Livre – Reginaldo Fernandes
Bozó Misto Livre Dupla – Akyson Ferreira, João Quemel e Marcelino Fialho
Natação Masculino Master Peito – Mauro Monteiro
Tênis de Mesa Masculino Master Dupla – Carlos Gomes e Alessandro Brito
🥉 Medalhas de Bronze
Atletismo Masculino Master 400m – Reginaldo Fernandes
Dominó Feminino Livre Dupla – Ely Farias e Ana Alencar
Futebol Society Masculino Master – equipe TCE-PA
Natação Masculino Master Crawl – Mauro Monteiro
Tênis Masculino Master Simples – André Bello
4º Lugar
Futebol Society Masculino Sênior – equipe TCE-PA
Natação Masculino Master Costas – Mauro Monteiro
Pesca Masculina Livre – Max Parijós
Tênis Masculino Master Dupla – Carlos Gomes e André Bello.